Missão de médicos americanos visita Cabo Verde para realizar várias cirurgias e consultas

Uma missao multidisciplinar de médicos americanos, integrados no “Project Health for Cap Vert (PHCV), estará, a partir desta quarta-feira, 24, na Cidade da Praia, numa visita de seis dias para realizar cirurgias aos doentes que normalmente seriam evacuados para o exterior por falta de recursos humanos e técnicos no país. Conferências e discussão de casos clínicos e assinatura de um protocolo de cooperação com o Hospital Agostinho Neto (HAN), Praia, por um período de 20 anos, são outras actividades que a mesma delegação norte-americana vai realizar durante a sua estada no país.


Conforme os promotores dessa delegação, inicialmente as missões médicas eram direccionadas ao Hospital Regional Santiago Norte na área de Urologia, mas na última missão realizada em Janeiro deste ano, após vários encontros de trabalho com a direcção do Hospital Agostinho Neto, alargou-se essa parceria também esse hospital central. As áreas de intervenção dos médicos durante a missão integram a urologia pediátrica, uro – ginecologia, doenças infeciosas, urologia, cirurgia oncológica, cirurgia onco – ginecológica, ortopedia e biomedicina.

O “Project Health for Cap Vert” (PHCV) tem doado ao Hospital Regional de Santiago Norte e ultimamente ao HAN materiais e equipamentos cirúrgicos num valor superior a 200 mil dólares - inclui um aparelho laser, adquirido no ano passado por 80 mil dólares, por um dos médicos da missão.Durante todos esses anos foram efectuadas mais de duas mil consultas e realizadas cerca de 200 cirurgias.

O PHCV é uma organização não-governamental (ONG) com reconhecimento de estatuto a nível dos Estados Federais Americanos. Tem como propósitos realizar actividades cirúrgicas nos Centros Cirúrgicos do Hospital Agostinho Neto (HAN) e Hospital Regional Santiago Norte (HRSN).


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário