Dominado o incêndio de Góis

Ao fim de cinco dias, e depois de mais uma noite em claro para os bombeiros, o incêndio de Góis está finalmente em resolução, dado como dominado, o que aconteceu pelas 07:41, segundo a informação que consta na página da Proteção Civil.

Para grande satisfação de todos aqueles que se empenharam neste teatro de operações, conseguimos o nosso objetivo. (...) Neste momento o incêndio está dado como dominado"

Eram 08:00 quando foi feito o balanço aos jornalistas pelo comandante operacional Carlos Tavares que admitiu que ainda poderão haver algumas reativações, dadas as temperaturas e o tempo seco, mas há mostras de alívio e "grande satisfação". 

Vamos passar a consolidar o rescaldo, o perímetro é muito grande que atingiu três concelhos - Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra, ainda rondará os 20 mil hectares".

É previsível que surjam reativações"

Mantém-se o efetivo no terreno- 1.010 efetivos (incluindo 103 bombeiros espanhóis -, apoiados por 284 veículos. mas os meios aéreos não estão a poder ajudar, neste momento, nos trabalhos de rescaldo, por causa do nevoeiro. 

Ao início da manhã, estava previsto que chegassem quatro meios aéreos pesados (dois aviões canadair) e dois helicópteros pesados "para consolidar e arrefecer todo este perímetro", explicou o comandante operacional, dando como estimativa 20 mil hectares de área ardida. 

 "Podem não surgir reativações, mas temos de estar preparados para isso", defendeu Carlos Tavares, já pelas 10:10.



Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário