Coreia do Norte. Levantamento de sanções só com desmantelamento de arsenal nuclear

Depois do otimismo, a cautela. Começam a desenhar-se as agendas das próximas cimeiras, a primeira entre as duas Coreias já na próxima sexta-feira, a segunda entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, anunciada para as próximas semanas. E Washington dá sinais de que nada está garantido e que se prepara para dar luta.

Trump deverá exigir a Kim Jong-un o desmantelamento total do arsenal nuclear norte-coreano, antes de acordar quaisquer auxílios financeiros para a recuperação do país.

"Quando o Presidente diz que não irá repetir os erros do passado, isso significa que os EUA não irão fazer concessões significativas, tal como o levantar das sanções, até que a Coreia do Norte tenha desmantelado substancialmente o seu programa nuclear", referiu um alto responsável da Administração Trump ao Wall Street Journal.

Dias antes, Trump afirmara que poderá abandonar o seu encontro com Kim se ele não correr bem.

Pyongyang procurou marcar a sua posição nas negociações, anunciando sábado unilateralmente a suspensão do programa nuclear do país e a intenção de se concentrar no desenvolvimento da economia.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário