Kitsurfista Airton Cozzolino distinguido como personalidade desportiva de 2023

O kitesurfista italo-cabo-verdiano, Airton Cozzolino, campeão do mundo, foi distinguido, este Sábado, 27, como personalidade desportiva do ano de 2023. A distinção foi atribuída durante a IV edição da Gala Sal Campeão, sob o lema “Unidos Pela Paixão, Juntos, Somos Campeões”, promovida pela Câmara Municipal do Sal.

O prémio entregue pelo edil do Sal, Júlio Lopes, destaca o contributo que Airton Cozzolino tem dado em nome da elevação dos desportos náuticos no país, atraindo anualmente milhares de turistas para esta prática nas praias da ilha.

Recorde-se que além de vários títulos conquistados, Cozzolino sagrou-se campeão do mundo de kitesurf em Novembro de 2023, vencendo a última etapa do mundial de kitesurf realizada no Brasil. Em 2021, foi vice-campeão do Mundo ao vencer a última etapa do Circuito Mundial de Kitesurf realizado em Dakhla (Marrocos), conquistando assim o segundo lugar da classificação geral do circuito.

Antes, em 2019, Airton Cozzolino, sagrou-se tri-campeão mundial do circuito GKA 2019, cuja prova da última etapa também decorreu no Brasil, desta feita em Fortaleza, capital do estado do Ceará. Na ocasião, Cabo Verde também esteve representado pelos kitesurfistas, Airton Cozzolino e Mitu Monteiro.

A IV edição da Gala Sal Campeão, visou homenagear agentes desportivos, treinadores, atletas, árbitros e equipas do Concelho do Sal que se evidenciaram na época desportiva 2022/2023. Este ano, ao contrário das edições anteriores, distinguiu atletas do ano tanto no desporto individual como colectivo.

C/Inforpress

Categoria:Noticias