Dia Mundial do Cancro: 18,6% da população cabo-verdiana pode desenvolver uma doença oncológica antes dos 75 anos

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Cancro de 2024, celebrado em 4 de fevereiro, este ano ano sobe o lema “Fechar a Lacuna nos Cuidados”.

Em Cabo Verde, têm-se notado avanços na sensibilização e prevenção, marcados por medidas como as leis sobre álcool e tabaco, promoção da atividade física e programas de imunização contra o HPV e Hepatite B, mas ainda há um caminho a percorrer.

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde revelam que, em 2022, foram diagnosticados 442 novos casos de cancro em Cabo Verde, com 219 em homens e 223 em mulheres.

O cancro da mama liderou entre as mulheres, com 69 novos casos, enquanto o cancro da próstata prevaleceu entre os homens, representando 34% dos diagnósticos.

Segundo a mesma fonte, estima-se que 18,6% da população cabo-verdiana possa desenvolver uma doença oncológica antes dos 75 anos.

Avanços

Segundo a tutela, em Cabo Verde, os últimos tempos, a implementação das equipas de cuidados paliativos “trouxe uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes e dos seus familiares, desempenhando um papel essencial no tratamento holístico de pacientes com cancro”.

Com isso, asseguram que se tem “garantindo” que eles recebam o suporte necessário para enfrentar os desafios físicos, emocionais e espirituais associados à doença. “Contudo, ainda são incipientes os cuidados paliativos domiciliários”.

Neste sentido, destaca-se a problemática das evacuações internas para a ilha de Santiago devido a doenças oncológicas.

“Mesmo diante de uma notável melhoria na capacidade local para enfrentar a doença oncológica após a execução eficaz do Projeto ONCOCV 2018-2020, as evacuações externas continuam a persistir como uma realidade incontornável”, realça o Ministério da Saúde.

Apesar dos impactos positivos observados no referido projeto, refletidos em significativos aumentos nas cirurgias e sessões de quimioterapia, ainda é “urgente” a necessidade de um alojamento mais adequado para os pacientes em tratamento.

Categoria:Noticias