Três pacientes internados na semana passada já tiveram alta hospitalar, garante Delegada de Saúde

A Delegada de Saúde da Praia avançou este Domingo que não há pacientes com dengue internados no Hospital Universitário Agostinho Neto na Praia. As três pessoas internadas devido à dengue já tiveram alta hospitalar, garantiu Ulardina Furtado.

“Aqui na Praia, a situação está muito mais calma. Neste momento, temos alguns casos esporádicos. Na Segunda-feira (19 de Fevereiro) tivemos a notificação de nove casos, mas apenas um deu resultado positivo”, avançou aquela responsável à Radio de Cabo Verde, garantido que não há nenhum paciente com dengue internado no Hospital Universitário Agostinho Neto na Praia.

Ainda assim, a Delegada de Saúde da Praia apelou a população a não baixar a guarda no combate ao mosquito, apostando na prevenção, nomeadamente no sentido de evitar focos de água em bidões, tanques e vasos de plantas que fazem com que haja o desenvolvimento de larvas e a consequente proliferação de mosquitos.

Refira-se que Cabo Verde voltou a estar sob alerta de um surto de dengue depois da confirmação, no início de Novembro de 2023, de casos da doença na cidade da Praia e de vários casos suspeitos em São Domingos, Santa Cruz, Ribeira Grande de Santiago e São Filipe, ilha do Fogo. Antes, em 2016, mais de 30 casos foram diagnosticados com a doença.

Porém, em 2009, registou-se um surto mais grave com 21.383 casos suspeitos, 174 pacientes com febre hemorrágica e seis óbitos. De Janeiro a Junho de 2010, o país registou 305 casos de dengue, sendo os concelhos da Praia e São Filipe os mais afectados.

Categoria:Noticias