50 anos da Libertação dos Presos Políticos do Campo de Concentração do Tarrafal: Presidência da República promove homenagem a 1 de Maio

A Presidência da República promove, no dia 1 de Maio, uma homenagem para recordar “a célebre jornada de 1 de Maio de 1974 e honrar o sacrifício dos que foram prisioneiros políticos no Tarrafal”. Nessa data, recorde-se, completa-se 50 anos da “Libertação dos Presos Políticos do Campo de Concentração do Tarrafal”, designadamente angolanos, cabo-verdianos e portugueses.

Conforme justifica a Presidência da República, 1 de Maio de 1974 é um marco histórico de enorme significado e que se impõe assinalar condignamente, através de um quadro de celebrações de Estado que vão contar com os homólogos de Angola e Portugal.

O intuito é recordar “a célebre jornada de 1 de Maio de 1974 e honrar o sacrifício dos que foram prisioneiros políticos no Tarrafal”, realça a Presidência da República de Cabo Verde.

O programa, elaborado em articulação com outros Órgãos de Soberania e a Câmara Municipal do Tarrafal, engloba uma homenagem conjunta dos Chefes de Estado de Cabo Verde, Angola e Portugal, a ter lugar no município do Tarrafal, no dia primeiro de Maio.

Juntos, diz a Presidência da República, vão render “uma justa e vibrante homenagem a todos aqueles que doaram a sua vida e que muito sofreram pela firmeza das suas convicções e total entrega à Causa Maior da Liberdade e Dignidade dos nossos Povos”.

Categoria:Noticias