Mundo do crime na Praia: Adolescentes da Ponta d’Água revelam realidade crua a youtuber estrangeiro

Um grupo de adolescentes do bairro da Ponta d’Água, na cidade da Praia, aceitou mostrar o seu quotidiano a um youtuber estrangeiro. Música, consumo de drogas, brigas com grupos rivais e assaltos fazem, segundo relatam, parte do seu dia a dia. Especialistas ouvidos pelo A NAÇÃO chamam atenção, entre outros riscos, para “glamorização” da violência juvenil.

A presentando-se como cantores e membros de gangues, os adolescentes guiaram o youtuber GabMorrison por diversos pontos da Ponta d’Água, incluindo escolas, campos de futebol improvisados e uma placa desportiva, enquanto compartilhavam detalhes das suas vidas. A surpresa surge quando, logo no início, um dos entrevistados admite abertamente que estão envolvidos na venda de haxixe na zona, entre outras práticas ligadas ao crime.

Apesar de caracterizarem o bairro como “muito suave”, os jovens não hesitaram em mencionar as brigas entre grupos rivais, o tráfico de drogas e outros desafios que enfrentam no dia a dia. “Se você não se envolver com coisas erradas, ninguém vai se meter consigo”, afirma um dos adolescentes.

O grupo levou o youtuber, que tem pronúncia francesa, a um estúdio onde eles e outros artistas, que alegam estar no auge, gravam as suas músicas que põem depois a circular nas redes sociais e não só. Quais artistas frustrados, os adolescentes reclamam a falta de oportunidades como um factor limitante para o reconhecimento de talentos no bairro.

Rivalidade

Mostrando Vila Nova, ruas, locais de encontro, os jovens revelaram tensões e conflitos locais, comparando os confrontos entre grupos rivais em Portugal e Cabo Verde. Enquanto em Portugal afirmam que os duelos acontecem por meio de músicas, em Cabo Verde, a falta de recursos financeiros leva os jovens a resolverem os seus problemas pessoalmente, “no físico”.

Durante a conversa, os jovens alertaram sobre a presença de pobreza e perigo ao longo da linha entre Ponta d’Água e Vila Nova, ressaltando o risco de assaltos para quem entrar sem ser conhecido ou sem estar acompanhado por alguém da zona. Quando questionados sobre a existência de regras na área, o autodenominado “chefe da zona” afirma categoricamente: “Aqui não existem regras”.

Alguns dos entrevistados se identificaram como estudantes, enquanto o suposto líder do grupo declara que permanece no bairro para ganhar dinheiro. Eles mostraram infraestruturas degradadas e acusaram os governantes de inação, exibindo uma igreja em construção, financiada pelos próprios moradores.

Categoria:Noticias