PR defende que estão criadas as condições para a oficialização plena do crioulo

O Presidente da República, José Maria Neves, afirmou que as condições para a oficialização do crioulo estão criadas e instou os atores políticos a buscarem alcançar os consensos necessários para a concretização da sua oficialização.

JMN ainda afirmou que “uma grande prenda para os 50 anos da Independência de Cabo Verde seria a efetivação plena da oficialização da língua materna cabo-verdiana”.

O Chefe de Estado expressou, igualmente, o seu desejo de ver o crioulo cabo-verdiano oficializado em pé de igualdade com o português.

O Mais Alto Magistrado da Nação proferiu estas palavras durante a sua intervenção no “Fórum da Língua Materna Cabo-verdiana” realizado sábado, 25, na Universidade de Cabo Verde.

Durante a intervenção, o PR falou tanto em português quanto em crioulo, destacando, no entanto, que a efetivação do crioulo como língua de ensino poderia facilitar a aprendizagem de outras línguas e das ciências, contribuindo para a formação de um país poliglota e mais competitivo.

Compromisso 

O Chefe de Estado cabo-verdiano, terminou o seu discurso afirmando o seu compromisso com a oficialização do crioulo, prometendo continuar a exercer a sua magistratura de influência nesse sentido.

O evento foi uma iniciativa conjunta da Associação da Língua Materna Cabo-verdiana, ALMA-KV, e da Plataforma Associação Cabo Verde Diáspora, em parceria com a Universidade de Cabo Verde, no quadro das celebrações do Dia Internacional da Língua Materna, assinalado na última quarta-feira, 21 de fevereiro.

Categoria:Noticias