AAC fez 120 inspecções à Bestfly em 2023

A Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC), que regula o sector dos transportes aéreos, garantiu ao A NAÇÃO estar confiante na segurança das operações da TICV (Bestfly Cabo Verde by TICV) ou simplesmente Bestfly, como é conhecida no mercado nacional.

Isto, em resposta a um questionamento deste semanário, a propósito das sucessivas avarias na única aeronave da Bestfly/TICV, e das implicações disso na segurança das operações, especialmente depois dos relatos de se registar vazamento de combustível numa das asas da aeronave. Um incidente que a AAC não considera ser grave, ao abrigo da lei e normas vigentes na aviação. 

“A definição de um incidente grave na aviação e de acordo com o CV CAR 13, é de um incidente que envolva circunstâncias que indicam que quase ocorreu um acidente. O caso em concreto trazido pela Sra. jornalista não se configurou como um incidente grave”, esclarece a AAC.

Esta entidade argumenta que os acidentes e os incidentes considerados “graves” são comunicados pelos operadores ao Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM), de acordo com a legislação nacional, em particular, no diploma que estabelece os princípios que regem a investigação técnica, da responsabilidade do Estado Cabo-Verdiano, de acidentes e incidentes graves aeronáuticos.

Categoria:Noticias