Sindicato de pilotos de Cabo Verde preocupado com o rumo da aviação

O Sindicado Nacional do Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) diz não acreditar nas “boas intenções” da administração da Bestfly/TICV, que esta semana prometeu regularizar as suas operações no próximo verão. Além dos problemas graves de segurança, alerta para a “fuga” de pilotos para o estrangeiro, numa altura em que a TACV regressa aos voos domésticos, uma medida do agrado da classe.

Confrontado pelo A NAÇÃO com os sucessivos casos relacionados com a BestFly/ TICV, entre os quais avarias, cancelamento de voos e problemas laborais, o presidente do SNPAC, Edmilson Aguiar, admite que essa companhia aérea patenteia inúmeros problemas, mas prefere centrar-se nas questões laborais, que não são poucos, como deixa a entender.

“Estamos desagradados com a postura da BestFly em relação aos seus trabalhadores, principalmente no que toca à manutenção”, realça o sindicalista, afirmando que a situação ficou “bem clara” com os problemas operacionais que “são do conhecimento público”, bem como da Agência da Aviação Civil (AAC).

Diante dos problemas patenteados pela BestFly/ TICV, tanto em em termos operacionais, manutenção e até de segurança aérea, também Edmilson Aguiar, como outros agentes e observadores, diz ver com bons olhos o regresso da TACV aos voos domésticos.

Sobre o comunicado da BestFly/TICV que garante que irá repor a normalidade das suas operações no próximo verão, o presidente do SNPAC considera que, se se confirmar, esta será uma “boa iniciativa”, mas com ressalvas.

“O histórico e a postura que a BestFly tem tido desde que assumiu a TICV não nos deixa muitas margens para acreditar nos anúncios feitos no comunicado”, porquanto a postura da empresa “deixa muito a desejar” sobretudo nas questões laborais.

“Têm tido muitas situações de incumprimento e têm feito bastante assédio moral aos trabalhadores. A greve do pessoal de cabine teve a ver com esses incumprimentos e, essencialmente, com as situações de assédio”, garante.

Sobre o recente caso de vazamento de combustível no único ATR da BestFly, Edmilson Aguiar diz que, a ser verdade, “é muito grave” e motivo de “muita preocupação” por parte dos pilotos. Este sindicalista considera que a situação actual da aviação civil em Cabo Verde “não é a melhor”, por causa dos incumprimentos e “não é só a BestFly que tem incumprido” em relação às questões laborais. “A própria TACV tem incumprido em vários pontos, tais como sucessivos atrasos no pagamento de salários, atraso no pagamento das folgas e não pagamento subsídios diurnos e noturnos”, mas que, ainda assim, o regresso aos voos domésticos é uma medida saudada pelo SNPAC.

Categoria:Noticias