Santa Catarina: Responsável da Sala de Recursos pede reforço da equipa para atender às demandas

A responsável pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) pediu hoje o reforço da equipa, ou então a criação de mais uma equipa, para dar resposta às demandas e o devido acompanhamento às crianças.

Ana Eloisa Moreno fez este apelo em entrevista à Inforpress, no âmbito do Dia Internacional da Síndrome de Down, assinalado hoje.

Realçou que no momento a equipa da EMAEI do Ministério da Educação é constituída por seis profissionais, mas para poder ficar minimamente completa e conseguir atender às necessidades das famílias e das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) do concelho é preciso um assistente social.

Além de preencher a vaga do profissional em falta, reconhece o esforço do sistema e das instituições à volta da EMAEI e que só assim a equipa tem conseguido os resultados que tem, aproveita para pedir um reforço à equipa ou então sugere a criação de outra, justificando que o concelho tem mais de 11 mil crianças no sistema de ensino do pré-escolar ao ensino secundário matriculadas e somente a equipa mesmo se esforçando acredita que pela demanda é preciso fazer mais.

Sobre a Síndrome de Down, a coordenadora explicou que a Sala de Recursos acompanha neste momento oito crianças, sendo um no pré-escolar, e sete no Ensino Básico Obrigatório (EBO), destes seis em escolas agrupadas e uma, na Escola Técnica Grão-Duque Henri (ETGDH).

Esses alunos beneficiam de um plano educativo individual e de um currículo específico individual, sublinhando que duas destas crianças beneficiam somente de planos educativos individuais, por estarem a frequentar a classes ainda mais baixas no sistema educativo e que depois vão ser introduzidas currículo específico individual.

Este currículo, explicou, “foge um pouco do programa-mãe” do ministério da Educação, trabalhando essas crianças no sentido de adquirirem competências para desenvolverem “habilidades úteis” para a própria autonomia.

Entretanto, esta responsável ressaltou que o dia é dedicado às crianças com Síndrome de Down, mas que na Sala de Recursos todas as crianças com NEE se reúnem para tomar parte, pois trabalham e participam como um todo.

Relativamente ao sistema educativo, falando de todas as crianças com NEE, na escola, a coordenadora avançou que a EMAEI acompanha estas crianças juntamente com os professores, fazem a actualização dos planos e dos currículos individuais, e os professores junto das escolas fazem a planificação e adaptação curricular, onde trabalhas com esses alunos de forma diferenciados durante todo o ano lectivo.

Eloisa Moreno evidenciou que têm tido alguns constrangimentos, mas que estes se acentuam mais na Escola Secundária, onde os professores, mesmo com orientações, têm vindo a trabalhar um pouco “desfasado” e não avaliam os alunos no momento exato.

Citou o caso de uma aluna que ainda não teve avaliação do 1º trimestre deste ano lectivo devido à “falta de articulação” entre os professores.

Categoria:Noticias