Tensão cresce. Irão anuncia abate de drone norte-americano

De acordo com Teerão, o aparelho “espião” foi abatido pela força aérea iraniana na província de Hormozgan, no sul do país, numa zona costeira  não muito distante do local onde ocorreram os recentes ataques a petroleiros, junto ao Golfo de Omã.
Hossei Salami, comandante-chefe dos Guardas da Revolução, disse esta quinta-feira que a ação de detenção do drone “transmite uma mensagem clara” aos Estados Unidos.  
“As nossas fronteiras são a linha vermelha do Irão e vamos reagir em força contra qualquer agressão. Não estamos à procura de guerra com nenhum país, mas estamos prontos para defender o Irão”, afirmou o comandante, citado pela televisão iraniana.  
Washington já confirmou que o aparelho não tripulado foi abatido, mas nega que este estivesse a violar o espaço aéreo iraniano. Um responsável norte-americano que preferiu não ser identificado confirmou à agência Reuters o incidente, mas garantiu que o drone, do modelo U.S. Navy MQ-4C Triton, foi derrubado em espaço aéreo internacional, no Estreito de Ormuz.   

O modelo Trinton foi concebido pelos Estados Unidos para missões de vigilância em altitudes elevadas, com duração até 24 horas.

Categoria:Noticias