Irão. Trump autorizou ataques mas recuou na decisão

Um dia depois de ter sido anunciado o abate de um drone norte-americano não-tripulado, a Administração Trump terá autorizado um ataque contra Teerão que visava sobretudo radares e baterias de mísseis.
De acordo com a agência Reuters, o Irão chegou a receber um aviso de que um ataque estaria iminente através de Omã, país com o qual tanto Estados Unidos como o Irão têm relações diplomáticas.
"Na mensagem enviada, Donald Trump dizia que era contra qualquer tipo de guerra com o Irão e que queria falar com o Irão sobre várias questões. Deu-nos um curto período de tempo para que respondêssemos, mas a resposta imediata do Irão foi que caberia ao Líder Supremo, o ayatollah Ali Khamenei, tomar uma decisão", disse um responsável iraniano à agência Reuters, sob condição de anonimato.

"Deixámos claro que o Líder é contra quaisquer conversações, mas a mensagem será entregue na mesma para que tome uma decisão. No entanto, reiteramos ao responsável omani que qualquer tipo de ataque contra o Irão terá consequências regionais e internacionais", afirmou outro responsável iraniano ouvido pela agência Reuters

Até às 19h00 locais, militares e responsáveis diplomáticos esperavam que ocorresse uma ofensiva norte-americana contra os iranianos após uma reunião na Casa Branca sobre a resposta ao ataque ir de quinta-feira na zona do Estreito de Ormuz, avança a edição online do jornal The New York Times.
Categoria:Noticias