"É melhor terem cuidado", aconselha Trump ao Irão

"É melhor o Irão ter cuidado, porque o urânio é enriquecido por uma razão. E não vou dizer-vos qual é essa razão, mas não é boa. É melhor terem cuidado", reagiu o Presidente norte-americano à recente declaração de Teerão.

No passado domingo o Irão fez uma promessa: ultrapassar em poucas horas o limite de enriquecimento de urânio estabelecido no acordo nuclear de 2015 – 3,67 por cento. No dia 1 de julho, o país tinha já ultrapassado o limite de reserva de urânio, determinado no mesmo acordo.
 

Teerão admite agora que o avanço em matéria nuclear é reversível, impondo uma condição: o apoio político da Europa e a sua proteção das sanções norte-americanas. Os países em causa são a Alemanha, a França e o Reino Unido, que assinaram o acordo de 2015, em conjunto com os Estados Unidos, a Rússia e a China, após mais de uma década de crise à volta do programa nuclear iraniano.


"Todos os passos dados pelo Irão podem ser revertidos através da adesão dos três países europeus (Alemanha, Reino Unido e França)", disse Mohammad Yavad Zarif, ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros. 


E acrescentou que, "pelo menos", os três países deviam dar "apoio político" ao Irão, argumentando que estes "não têm qualquer desculpa para se absterem de tomar uma posição política decisiva que mantenha o plano integral", "enfrentando o unilateralismo dos Estados Unidos".


Categoria:Noticias