Trump. Navio norte-americano abateu drone iraniano no Estreito de Ormuz

É o incidente mais recente entre nortes-americanos e iranianos na zona, afetada desde há dois meses pelo agravamento da tensão entre ambos.

Depois de "ignorar várias ordens para se afastar", tornando-se "uma ameaça para o navio e para a tripulação", o "drone foi imediatamente destruído", revelou Trump, descrevendo o incidente como "a mais recente nas numerosas ações provocadoras e hostis do Irão, contra os navios que operam em águas internacionais". "Os Estados Unidos reservam-se o direito de defender o seu pessoal, os seus equipamentos e os seus interesses, e apelam todas as nações a condenar as tentativas do Irão de perturbar a liberdade de navegação e de comércio internacional", acrescentou.

Um porta-voz do Pentágono, Jonathan Hoffman, referiu que o drone foi abatido cerca das 10h00 locais [05h30 GMT], quando o USS Boxer se preparava para entrar no estreito de Ormuz.

Em Nova Iorque, antes de entrar para uma reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres, o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, afirmou desconhecer por completo a ocorrência.

"Não temos informação sobre termos perdido um drone hoje", disse Zarif aos jornalistas que o inquiriram no edifício das Nações Unidas.
Uma longa lista de "incidentes"
Teerão afirma ter por seu lado abatido, a 20 de junho, um drone norte-americano que se encontrava, garante, no espaço-aéreo iraniano.

Dois dias depois, Donald Trump afirmou ter recuado no último minuto na ordem de atacar o Irão em represália, para evitar um grande número de vítimas humanas. Manteve contudo a retórica ameaçadora.
Categoria:Noticias