MSSS lança Estudo de Caso de Investimento no Controlo do Tabaco em Cabo Verde

O ato da abertura do evento será presidido pelo Ministro do MSSS, Arlindo do Rosário, e conta com a presença do Vice-primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, do encarregado do Escritório da OMS em Cabo Verde e da Coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas, Ana Patrícia Graça.

Este caso de investimento mede a relação custo-benefício, em termos económicos e de saúde, da implementação das seis medidas de controlo do tabaco, de acordo com a Convenção-Quadro para o Controlo do Tabaco (CQCT) da Organização Mundial da Saúde (OMS), e mapeias as principais áreas de intervenção para reduzir os prejuízos causados pelo uso do tabaco.

De salientar que no quadro de uma estratégia multissectorial e integrada de combate e prevenção de uso de substâncias psicoativas, o País está a reforçar as ações e a implementar a Convenção Quadro, assim como a regulamentação da publicidade ao tabaco”, disse.

De acordo com alguns especialistas em Saúde Pública, o negócio do tabaco é a causa de desigualdades sociais, de danos ambientais e de corrosão à economia. “Traz sofrimento, doença e morte, empobrece famílias e países”.CL


Categoria:Noticias