Austrália. Homem detido por populares depois de esfaquear mulher no centro de Sydney

O ataque ocorreu ao início da tarde, em Sydney, Austrália. Um homem, 21 anos, armado com uma faca, esfaqueou uma mulher nas costas. Continuou pela rua, de faca em punho, tentando ferir mais pessoas.

Gritava "Allahu Akbar" [Alá é grande] e "shoot me" [matem-me], enquanto subia para cima de viaturas que seguiam no centro da cidade, visivelmente perturbado. Uma mulher foi encontrada morta num apartamento da rua onde ocorreu o ataque, também esfaqueada. As autoridades estão a investigar a ligação “muito provável” do atacante a esse homicídio.

O comissário da Polícia de Nova Gales do Sul revelou que o homem tem um historial de problemas mentais, não adiantando mais pormenores. “Posso dizer que ele tem uma história de saúde mental mas, neste momento, não posso fazer mais comentários”, disse o comissário Mick Fuller.


Fuller referiu aos jornalistas que tudo aponta “por definição, para um ator solitário”, mas acrescentou que a investigação ainda está no início.


O suspeito trazia consigo informação sobre outros ataques em massa noutras zonas do mundo, como EUA ou Nova Zelândia, o que poderia sugerir alguma ideologia, mas a polícia revelou que não encontraram, para já, ligações a terrorismo ou a organizações terroristas.


A unidade contra terrorismo foi imediatamente chamada e está a investigar o ataque com as demais autoridades. O incidente não está classificado neste momento como terrorista.

Categoria:Noticias