Eliçoes em Moçambique: Projecções da Sala da Paz dão vitória de 72 por cento a Filipe Nyusi

Com base na leitura dos editais feita pelos seus observadores, a mesma fonte, citada pela VOA, indica que o candidato da Renamo, Ossufo Momade, terá 21 por cento, enquanto Daviz Simango, do MDM, deve conseguir 5,8 por cento dos votos.

Não há resultados sobre o candidato do Amusi, Mário Albino.

A abstenção terá rondado os 50 por cento.

Processo eleitoral registou “incidências graves”.

Por outro lado, a Plataforma de Transparência Eleitoral, uma iniciativa do Instituto para Promoção da Democracia Sustentável em África (EISA), revelou ter ocorrido ocorrências que considerou “graves”, um pouco por todo o país, nas eleições de ontem.

“Registramos casos de intimidação de observadores, com principal incidência no momento da contagem e apuramento, em todo país”, informou Dom Carlos Matsinhe, ao apresentar o relatório nesta quarta-feira, 16.

“Em Nampula, Mutava Rex, muitos apresentaram-se embriagados”, enquanto “em Mocímboa da Praia, Cabo Delgado, um delegado da Renamo foi espancado pela polícia”,

Segundo ainda a VOA, em Angoche, um delegado da Renamo suspeitou uma mulher de portar boletins de voto da Frelimo e, incomodada, a mulher convidou seus filhos para espancar o delegado, de acordo com a plataforma que citou ter havido intervenção da polícia no caso.

Entre outras irregularidades, a organização citou “eleitores com boletins de votos preenchidos pelo partido Frelimo, eleitores que foram vistos a votar em mais de uma mesa e enchimento de urnas, em diversos pontos do país”, refere a mesma fonte.


Categoria:Noticias