Emergência climática: COP25 reúne em Madrid 50 líderes mundiais, sem Trump

Estamos num buraco, que continuamos a cavar", disse o secretário-geral das Nações Unidas ao alertar que, cada vez mais, temos menos tempo para a luta contra o aquecimento global.

Esta luta, segundo a mensagem que Guterres leva a Madrid, depende do compromisso dos países e em especial dos mais desenvolvidos — que precisam de "multiplicar por cinco os seus esforços se querem cumprir os objetivos" assinados no Acordo de Paris. Pelo clima.


Há cinco anos a cimeira do Clima em Paris, a PAC20, chegara a um "acordo histórico" para reduzir as emissões de carbono a 1,5%.


Mas a meta não foi cumprida e um dos países mais poluentes, os EUA, retirou-se desse pacto mundial que exige a participação de todos e medidas concretas dos "campeões da poluição" que são a China, a Índia e Estados Unidos, que continuam sem cumprir as medidas para reduzir a emissão de gás carbónico para a atmosfera.


Menos de quatro semanas


Foi apenas no dia 1 de novembro que a Espanha foi escolhida para acolher a cimeira do clima, em substituição do Chile (ver link infra).


"A rapidez com que pudemos resolver em apenas 25 dias a logística para arrancar com esta cimeira do clima tem espantado os demais países”, congratulou-se na sexta-feira, 29, a porta-voz do governo espanhol, Isabel Celaá, no encontro com os jornalistas após o Conselho de Ministros.


— -
Fontes: Site da ONU/DW.de/El País/BBC. Relacionado: Chile: Presidente faz ’mea culpa’ — 19 mortes em protestos, Congresso fecha ante ameaça de invasão, 27.out.019.Fotos: "Nem mais uma central de energia fóssil após 2020", a mensagem que o SG da ONU, António Guterres, leva a Madrid — com a Espanha a substituir o Chile na organização da COP25.


Categoria:Noticias