Brava: Novos membros do conselho local da Cruz Vermelha prometem dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos

Esta consideração foi feita à imprensa pela actual presidente Sónia Coelho, adiantando que vão dar continuidade ao que foi desenvolvido e “melhorar” nos aspectos menos conseguidos nos mandatos anteriores.

“Estamos muito motivados pelo desafio e já traçamos alguns compromissos como alargar o corpo de voluntários mediante um novo recenseamento, partilhar com a Câmara Municipal da Brava e serviços desconcentrados propostas de novos projectos”, elencou Sónia Coelho.

Além destes pontos, ressaltou que a sua direcção pretende cooperar com instituições, entidades e associações comunitárias locais com vários projectos, assim como mobilizar “mais parcerias” locais e desenvolver projectos tendo como foco preocupações com as camadas mais vulneráveis.

Já a presidente cessante, Edite Silva, que esteve à frente da instituição na ilha quase 28 anos, ressaltou que começaram “do nada” e hoje já possuem uma “grande” visibilidade o que levou-a a considerar que o sentimento reinante é de “dever cumprido”.

Salientou que apesar de sair da direcção, continua a ser uma voluntária participativa e a disposição da nova direcção.

“O nosso trabalho foi marcado por um pouco de tudo, numa época tínhamos dois jardins o que ligava-nos muito a primeira infância, mas actualmente os idosos são o nosso prato forte”, disse a mesma fonte, acrescentando que o que mais aprendeu foi com os idosos porque eles têm tanta coisa boa para dar.

“Aprendi e cresci em cada visita, cada saída e a cada vez que parei para escutar os seus problemas”, concluiu.

Por seu turno, Mário Barbosa, membro do Conselho Superior da Cruz Vermelha de Cabo Verde, deixou uma mensagem de “força e coragem”, ressaltando que a Cruz Vermelha é uma instituição de cariz humanitária, que tem de trabalhar com base em princípios.

Reforçou que tendo em conta os ideais que já possui, os membros e a nova direcção têm de trabalhar com foco nisso.

“É uma equipa jovem, daí estamos convictos de que vão fazer um bom trabalho, até porque, a presidente elencou uma lista de actividade e possíveis parceiros, o que leva-nos a crer que já começaram num bom caminho”, considerou Mário Barbosa.

Dos 27 anos da direcção cessante, este fez um “balanço positivo”, adiantando que fizeram um “excelente trabalho” e que deram a conhecer o conselho local em todos os cantos da ilha, com trabalhos de cariz social “apesar dos fracos recursos”.

Os novos membros foram empossados no final da tarde de hoje, mas sem a presença do responsável nacional, Arlindo Soares de Carvalho, anteriormente anunciado, devido as condições climáticas que levaram ao cancelamento dos voos Praia – Fogo.


Categoria:Noticias