Mais dois casos suspeitos em Cabo Verde

Como isso, Artur Correia faz questão de realçar que o país permanece, durante cinco dias consecutivos, sem nenhum caso positivo de Covid - 19. Mas alerta que «ninguém deve baixar a guarda com esta boa notícia», apelando a todos a cumprirem rigorosamente as indicações das autoridades sanitárias contra a doença.

Referindo-se aos casos suspeitos de hoje, o Diretor Nacional de Saúde precisa que um surgiu na Praia e outro na Boa Vista.

Segundo a mesma fonte, o resultado do teste de despiste ao caso suspeito do Sal, anunciado ontem, deu negativo. Em relação aos restantes sete casos (6 de Boa Vista e um de São), avança que as amostras para a realização de testes estão ainda por chegar à Capital.

Quanto ao estado dos seis doentes infetados ( dois na Praia, quatro na Boa Vista), Artur Correia assevera que estão a reagir clinicamente bem.

Relativamente aos quatro casos importados de Cabo Verde para Portugal, o DNS informa que continua a aguardar pelas informações das autoridades portuguesas.

Reorganização da logística

Artur Correia anuncia que a DNS já se iniciou o processo da reorganização da logística e transportes de amostras interilhas, bem como da componente laboratorial. Tudo com o fito de aumentar a capacidade de respostas face à possibilidade de aumento de casos suspeitos com as pessoas que vão sair, proximamente, da quarentena domiciliária e obrigatória em hotéis, com destaque para os suspeitos da doença que estão confinados no Hotel Riu da Boa Vista, onde está um técnico infectado por Covid - 19.

A pensar nisso, Correia avança que o Ministério da Saúde está em contato com o Fundo Global e a ONU para financiar aquisição de testes para Covid - 19 que podem ser realizados nas ilhas, através dos laboratórios de despiste de tuberculose e HIV/SIDA que podem ser adaptados para o efeito.

O DNS informa, por outro lado, que o número de pessoas em quarentena na Praia baixou para 127 em domicílios e 224 em hotéis. Já no Sal estão 96 em domicílios e outras 70 em hotéis. São Vicente contam com 12 pessoas em quarentena domiciliária. Segundo ainda Artur Correia, em algumas das restantes ilhas existem poucas pessoas em quarentena nas suas casas e nas noutras não contam com ninguém em quarentena domiciliária.

Categoria:Noticias