Mais 9 casos suspeitos e inquérito para apurar falhas no atendimento da chinesa infetada no Mindelo

O ministro da Saúde, que se fez acompanhar do Diretor Nacional de Saúde, falava hoje, na cidade da Praia, na habitual conferência de imprensa para informar sobre o evoluir do novo coronavírus em Cabo Verde.

Relativamente aos 8 casos suspeitos acumulados de Boa Visita, informou que os testes realizados deram resultados negativos.

Arlindo do Rosário comunicou que, este Domingo, chegaram mais duas amostras de Boa Vista e outras sete de São Vicente para despiste, perfazendo um tal de 9 novos casos suspeitos registados hoje,05, no país.

Referindo-se aos sete casos positivos de Covid-19 registados em Cabo Verde (Boa Vista 04, Praia 02 e Mindelo 01), o titular da pasta da Saúde garantiu que o estado clínico de todos os infetados estão a evoluir bem. Considerou ser noticia boa o fato de um dos dois internados no Hospital Agostinho Neto que foi submetido a teste, deu negativo, isto na sequência do tratamento que vem recebendo nesse hospital central.

Caso de Mindelo e médico com sintomas de Covid-19

Detendo-se sobre o caso mais polémico de Mindelo, o ministro informou que um avião fretado pelo governo levou hoje equipamentos e uma técnica em epidemiologia para reforçar a capacidade local de resposta aos testes e ao acompanhamento de doentes ou casos suspeitos de Covid-19. Asseverou que o mesmo aparelho trouxe para Capital as sete amostras de novos casos suspeitos da ilha para o despiste.

O ministro da Saúde confirmou, por outro lado, que o médico que seguiu o caso positivo de Mindelo apresenta sintomas respiratórios de Covid-19, tendo-se já recolhido amostras que estão a ser analisadas na Praia.

Anunciou que aproximadamente 100 pessoas, que supostamente tiveram contato com a chinesa infectada ou estiveram próxima desta, encontram-se em quarentena: 14 em regime obrigatório em espaços isolados (Hospital/hotel) e 86 em quarentena domiciliária. A lista referida inclui profissionais de saúde (pública e privada) que atenderam a infetada, familiares desta e pessoas da sociedade civil.

Questionado sobre as críticas da suposta negligência de serviços de Saúde em relação ao caso em apreço, o ministro da Saúde admitiu falhas no processo e anunciou que o seu ministério já abriu um inquérito para apurar as
responsabilidades. Arlindo do Rosário reiterou que em primeiro lugar está a responsabilidade para a garantia da saúde aos cabo-verdianos. Manifestou, no entanto, a sua total confiança nos profissionais de Saúde. Isto independentemente das responsabilidades que poderão ser assacadas a profissionais que estiveram envolvidos no caso referido, depois do inquérito a ser realizado.

Pico da pandemia e cooperação internacional

Interrogado para quando o Covid -19 vai atingir o seu pico evolutivo no país, o ministro da Saúde anunciou que os cenários possíveis serão analisados, na próxima semana, numa reunião entre a DNS e OMS, com presença de jornalistas. Arlindo do Rosário admitiu, porém, que muito dificilmente o surgimento de novos casos vai diminuir nesta semana de segunda-feira em Cabo Verde.

O governante também anunciou que o país vai contar com apoio de especialistas de Cuba e China. Garantiu que, esta semana, deve concluir os contatos com a Cuba, que já aceitou cooperar com Cabo Verde na luta contra o Covid -19. Prometeu mais pormenores depois de um protocolo neste sentido, que poderá ser concluído e assinado entre os dois países ainda esta segunda-feira,06.

Em termos de equipamento, Arlindo do Rosário informou que o país dispõe neste momento de 50 ventiladores, que poderá subir, na terceira semana de Abril, para 120 unidades, com a chegada ao país de outras já encomendadas.

Quanto às estruturas para acolher doentes de Covid -19, o ministro da Saúde garantiu que todas as estruturas de saúde no país estão preparadas para tal, mas assegurou que o ministério vai assinar protocolos com privados para dispor de mais espaços para internamentos.

O ministro da Saúde anunciou ainda, na conferência de imprensa de hoje, que 107 pessoas, que se encontrava em quarentena no hotel Riu Palace da Boa Vista, saíram ontem daquele estabelecimento. Mas, segundo ele, todos assinaram um termo de compromisso/responsabilidade de ficarem em quarentena domiciliária e seguirem todas as indicações das autoridades sanitárias.

Categoria:Noticias