Cabo Verde Airlines em polvorosa por salários em atraso: Trabalhadores ameaçam recorrer outras formas de luta sindical

A missiva foi enviada, no dia 25, ao Presidente e CEO do Cabo Verde Airlines, Erlendur Svavarsson, com conhecimento de Armindo Rosa, na qualidade de vice-presidente da mesma companhia que sucedeu a TCV estatal privatizada.

Segundo Carlos Fermino Monteiro Lopes, os Trabalhadores da Empresa estiveram, no dia 25, reunidos no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, no Sal, para analisar a difícil situação que atravessam, nomeadamente pela falta de pagamento dos salários há dois meses. Por isso, não descartam, segundo apurou este jornal, de recorrerem a todas as formas de luta para a defesa dos seus legítimos direitos, incluindo protestos, processos judiciais e paralisação da companha com a retoma dos voos depois da pandemia da Covid -19.

Conforme o documento a que o Asemanaonline teve acesso, «os trabalhadores incumbiram a Direção do SITTHUR de comunicar a CVA o seu mais veemente protesto pela manifesta falta de atenção e de consideração aos mesmos». Em causa está a forma como a Administração da Empresa tem tratado os assuntos que dizem respeito aos mesmos.

Além de exigirem o pagamento imediato dos salários em atraso referentes aos meses de Abril e Maio de 2020 que estão vencidos, eles exigem à Administração da Empresa a adoção de medidas para que o pagamento dos salários seja normalizado o mais rápido possível e se passe a respeitar, escrupulosamente, o que dispõe o Código Laboral sobre a data do pagamento dos salários. « Nos termos do art.º 200.º do Código Laboral, em vigor, a obrigação de retribuir vem-se por períodos certos e iguais, os quais não podem exceder os 31 dias, devendo a retribuição ser paga até ao último dia útil do período a que respeita. Como V.Excia certamente estará ciente, essa obrigação da Empresa vem sendo violada, em toda a linha, de há bastante tempo a esta parte e, de forma particularmente grave, em relação aos salários do passado mês de Abril 2020», lê-se na carta a que este diário digital teve acesso.

O colectivo de Cabo Verde Airlines, reunido, no diz 25, faz ainda saber que não é compreensível e muito menos aceitável que a Administração da CVA tenha deixado a situação chegar ao ponto em que chegou, de sequer pagar os salários aos seus colaboradores. Que não aceitam que se venha desculpar-se com a crise que o País e o setor da aviação atravessam, por razões de todos conhecidas (Covid-19 com suspensão dos voos), porque a Empresa tinha instrumentos e soluções alternativas à sua disposição que poderia ter accionado atempadamente! «Trata-se, em sua opinião, de um problema grave de gestão», denunciam os trabalhadores da mesma companhia através da carta remetida ao Conselho da Administração por intermédio do SITTHUR que os representa.

Categoria:Noticias