Campanha da “World Cleanup Day” recolhe camiões de lixo da praia de Portinho

Camiões de lixos diversos foram esta manhã extraídos da Praia de Portinho, numa iniciativa do Comité Olímpio Cabo-verdiano que envolveu parceiros e voluntários que deram corpo à mega campanha de limpeza mundial “World Cleanup Day” (WCD).

Outrora referenciada como uma das zonas balneares de eleição da capital, a praia de Portinho, em Achada Grande Trás, que em tempos recebia comitivas de diferentes localidades desta urbe para os piqueniques dos fins-de-semana, está actualmente com um cenário muito degradado, tanta é a quantidade de sujeira e escombros que tem invadido a praia.

Incentivada pela Associação de Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), a campanha de limpeza do COC, contou, efectivamente, com parceiros como o Comité paralímpico de Cabo Verde, Kebra Kanela Beach, a Sport Impact e da Escola de Futebol de Achada Grande Trás (EFAT), de entre um número significativo de voluntários.

À Inforpress, a presidente do COC, disse que a Praia de Portinho foi a escolhida por ser “uma das zonas balneares mais belíssimas da capital, mas que se encontra muito degradada” e manifestou a sua alegria pela forma como teve impacto, por considerar “muito importante” a protecção e a preservação do meio ambiente, enquanto uma das recomendações do Comité Olímpico Internacional.

Filomena Fortes avançou que, para além do incentivo da prática do desporto, a filosofia de vida do Comité Olímpico passa por estar presentes em todos os projectos que possam dignificar Cabo Verde e não.

Mostrou-se surpreendida pela forma como encontraram a praia de Portinho tão suja, mas diz-se esperançada de que esta campanha possa servir de mote à câmara municipal para dar continuidade à iniciativa.

Já o presidente do Comité Paralímpico de Cabo Verde, Rodrigo Bejarano, considerou “oportuna” a iniciativa do “World Cleanup Day” , afirmando que toda esta colaboração visa dar um novo aspecto à praia e acima de tudo tentar mobilizar a população, no sentido de evitar lançar os lixos nos vales e ribeiras, já que tem retirado grande quantidades de encombos como plásticos, chinelas, matérias de construção civil, vidro, cartão, de entre outros.

Opinião partilhada pelo coordenador do Sport For Live África, Leo Moro, e representante da EFAT, Roberto Tavares, pois acreditam que esta campanha possa vir a ser útil sobretudo para a comunidade de Achada Grande Trás e para o ambiente em geral, alegando que toda a equipa esteve empenhada e motivada em devolver a qualidade a esta praia.

A ideia foi também corroborada à Inforpress por Cristopher Antunes, em representação do Kebra Canela Beach que na altura calculava que 300 grandes sacos de lixos, doados pela Firma Adega, foram extraídos desta praia, para que Cabo Verde torne mais limpo, no quadro de uma luta contra o plástico e numa altura em que a praia de Portinho ficou muito mais degradada após as enxurradas de sábado passado.

 

FONTE: INFORPRESS

 

Categoria:Noticias