INE reúne-se com parceiros para definição do novo período para recolha dos dados do RGPH-2020

A direcção do Instituto Nacional de Estatística (INE) vai reunir-se no dia 29 de Setembro com os seus parceiros para a definição do novo período para a recolha dos dados do V Recenseamento-Geral da População Habitação (RGPH-2020).

A data inicial, antes prevista para 16 a 30 de Junho de 2020, foi adiada devido à evolução da pandemia de covid-19 em Cabo Verde e depois de uma articulação com as autoridades de saúde e com os parceiros técnicos e financeiros.

Na altura o INE explicava que dado a natureza da recolha, que é exaustiva, domiciliar e realizada por entrevista directa junto dos representantes dos agregados familiares, isto é, envolvem contactos directos com os cidadãos, e devido aos atrasos na formação dos supervisores, foi decidido o adiamento da recolha dos dados.

“A fixação de novo período de recolha dos dados dependerá, naturalmente, da evolução positiva da situação em todo o território nacional, nomeadamente o levantamento das restrições de contacto social”, referiu o INE na comunicação prevendo, entretanto, que esta operação seria ainda este ano.

Contudo, uma fonte do Instituto adiantou à Inforpress que está em cima da mesa uma proposta para o adiamento da operação para o ano de 2021. Entretanto, a decisão final deve ser tomada na sequência da reunião com os parceiros técnicos e financeiros.

O Recenseamento Geral da População e Habitação de 2020 é a maior operação estatística, no âmbito Sistema Estatístico Nacional, realizada junto de toda a população residente em Cabo Verde.

De acordo com o INE, o RGPH-2020 constitui um dos instrumentos mais importantes para a organização do Estado e é determinante para a tomada de decisão e para o reforço da cidadania.

O INE é a entidade responsável pela realização do RGPH-2020.

Cabo Verde registou desde o início da pandemia em Março de 2020 um total de 5.257 casos positivos acumulados de covid-19, com 51 óbitos e 4.599 recuperados. O país conta, neste momento, com 605 casos activos.

A nível mundial a pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 957.948 mortos e mais de 30,8 milhões de casos de infecção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

 

FONTE: INFORPRESS

Categoria:Noticias