Autárquicas/Santiago Sul e Maio: Polícia Nacional destaca cerca de 800 efectivos para o dia das eleições

Cerca de 800 efectivos estão destacados pelo Comando Regional de Santiago Sul e Maio para garantir a segurança e ordem pública na região no próximo domingo, 25, dia das eleições autárquicas no País.

Esta informação foi revelada à Inforpress pelo porta-voz do comando, Roberto Lima, completando que este ano o Comando Regional Santiago e Maio (CRSSM) da Polícia Nacional (PN) tem um plano diferente do que nos anos anteriores.

“Teremos uma cobertura efectiva com elementos em todas as assembleias de votos e as esquadras vão continuar com o atendimento ao público”, começou por explicar.

Roberto Lima, que é também Comandante da Brigada de Investigação Criminal (BIC), afiançou ainda que o CMSSM irá contar, no domingo, com um reforço dos serviços centrais, assim como da unidade especial.

“Também teremos os serviços operacionais a trabalhar para dar vazão a tudo aquilo que for ocorrência do dia e, ao mesmo tempo, também fazer a prevenção com rondas frequentes em viaturas”, explicou.

Serão, conforme referiu, cerca de 800 efectivos, entre oficiais, sub-chefes e agentes.

“A Praia foi devida em sectores, sendo ele Norte, Sul, Centro, Este e Oeste, onde as viaturas estarão alocadas para dar uma resposta mais rápida a ocorrências que poderão surgir. As mesas terão garantidas a presença de efectivos”, acrescentou.

Por tudo isto, disse acreditar Roberto Lima que a PN em Santiago Sul e Maio está com condições “minimamente garantidas” para que tudo corra dentro da normalidade.

Tem em conta o período de pandemia por causa da Covid-19, este porta-voz assevera que a orientação é para que se haja lá onde houver necessidade de intervir para evitar ajuntamento de pessoas, impor a utilização de máscaras, principalmente quando se está a aguardar nas filas de voto, manter o distanciamento social recomendado e fazer de tudo para que também a covid-19 seja um elemento neutro nas idas às urnas.

“Do resto é apelar aos cidadãos para cumprir as orientações emanadas pelas autoridades sanitárias e também as da Comissão Nacional de Eleições (CNE)”, finalizou.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (dois), Praia (4) e São Vicente (1).

 

 

 

FONTE: INFORPRESS

Categoria:Noticias