Condutores “indignados” com mau estado das estradas do Sucupira – câmara garante obras para breve

Numa ronda pelo terminal de ‘hiaces’, a Inforpress falou com alguns condutores das viaturas de transporte público intermunicipal, que dizem-se agastados com o estado de degradação das estradas, uma vez que a Camara Municipal da Praia está a par da situação que vem se agravando a cada dia e poderá ficar ainda “pior” durante o período das chuvas.

João da Moura, que trabalha como condutor há mais de 20 anos, sendo que os últimos 12 anos tem feito o percurso São Domingos/Praia, considera que o estado das vias “é péssimo”.

Adiantou que chegaram a se reunir com a nova equipa camarária liderada por Francisco Carvalho, que prometeu melhorar essa situação, mas na pratica ainda não houve nenhuma intervenção.

“No último encontro que tivemos, os responsáveis camarários garantiram-nos que iam fazer obras no parque de estacionamento para carros, alojamentos para condutores e casas de banho”, referiu.

Segundo João da Moura, os sete escudos retirados de cada litro de combustíveis para manutenção das estradas e o imposto de circulação de estradas que pagam não estão a ser aplicados naquilo que deveria ser.

Disse ainda que os ‘hiacistas’ têm pago taxas e mais taxas e continuam prejudicados uma vez que os combustíveis estão a aumentar a cada dia e a situação tende a piorar, com os efeitos causados pela pandemia da covid-19.

Lino Monteiro, que vem todos os dias de Calheta, mostra-se agastado pela forma como se encontra a via do Sucupira e clama por uma intervenção rápida, uma vez que a estrada “está intransitável e tem causado vários constrangimentos”.

Segundo o condutor, o edil Francisco Carvalho esteve no local durante o período eleitoral para se inteirar da situação dos ‘hiacistas’, e viu que era mesmo degradante, e prometeu melhorias assim que assumisse o cargo de presidente.

Disse que os condutores sentem-se agastados com este cenário de estradas com muitos buracos e asfaltagem em mau estado, que podem estragar os pneus, casquilhos, molas e amortecedores dos carros que nelas circulam.

Por seu turno, José Andrade, conhecido por “Zé de Porto,” condutor há 27 anos e que faz o percurso Ribeira da Barca/Praia, disse que a estrada esta péssima e que a autarquia sabe realmente que a situação tem dificultado a mobilidade dos carros e das pessoas que passam por ali.

“As estradas, da forma como estão, constituem um perigo para os carros e para as pessoas que circulam por aqui, sendo que uma pedra pode saltar e estragar o suspensor ou quebrar um vidro”, constatou o condutor, para quem a situação tende a piorar.

Para Francisco Furtado, que faz o trajecto Praia/Cidade Velha, Porto Mosquito, a degradação e mau estado desta estrada é um problema antigo e que ainda persiste para os condutores que tem de enfrentar a pressão e conduzir nesta situação.

Considerou que a estrada precisa de reparação porque está com muito buracos, pedras soltas, asfaltagem em mau estado, situação que, no seu entender, pode danificar carros uma vez que não está adequada para circulação de automóveis e muito menos de pessoas.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, confirmou que a autarquia esteve no terreno para se inteirar da situação e assegurou que estão a fazer todos os esforços para lançar o concurso ainda no decorrer deste mês para que as obras estejam concluídas no final deste ano.

“O concurso da estrada do Sucupira será lançado ainda neste mês de Julho. Estamos a fazer todo os esforços para acelerar o processo e, no máximo de três a quarto meses estará pronto e até final do ano as obras estarão concluídas”, avançou.

O edil praiense explicou que o projecto prevê asfaltagem em todo espaço à volta do Sucupira, requalificação de todo o piso e arranjo a volta, com área pedonal com quiosques, casas de banho, com condições para os jovens lavadores de carros e espaços de descanso para os condutores de hiaces.

Com esta intervenção, será acrescentado mais quiosques e melhorias de condições na via de acesso das áreas circundantes.

A ideia, segundo Francisco Carvalho, é fazer intervenção que visa melhorar todo aquele espaço e arredores do Sucupira, o maior mercado a céu aberto de Cabo Verde, por forma a devolver conforto aos motoristas, passageiros e aos praienses que circulam neste espaço. A Semana/Inforpress

Categoria:Noticias