Governo trabalha para criar mecanismos específicos de financiamento do desporto – ministro

A garantia foi dada por Fernando Elísio Freire na abertura da conversa aberta subordinada ao tema: “O desporto mudou a minha vida”, promovida pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), em parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

De acordo com o governante, é preciso políticas e medidas específicas, “para além da consignação de uma parte da taxa do álcool e do tabaco para o desporto”, de infraestruturação desportiva e uma maior envolvência da sociedade e das empresas no financiamento da actividade desportiva organizada.

No entanto, lembrou que nos últimos anos muitos investimentos têm sido feitos a nível do desporto, uma vez que, avançou, este sector tem sido visto como um factor de afirmação de Cabo Verde no mundo e um activo económico “muito importante”.

“Agora é preciso continuar os investimentos nas infra-estruturas e nos mecanismos de financiamento” apontou o ministro, informando que para o próximo ano haverá um reforço orçamental para o sector em mais de 160 mil contos, provenientes das receitas da taxa do álcool e do tabaco.

“O fundamental é que cabo-verdianos comecem a ver que este sector é tão importante como os outros porque contribui ou pode contribuir para a riqueza nacional de uma forma extraordinária “, notou o ministro.

Por sua vez, o administrador do IDJ, Graciano Sena, considerou o desporto como um fenómeno social “extremamente importante” para a vida das pessoas e a melhor forma de partilhar valores e inclusive de representar o país.

Já a vice-reitora da Uni-CV, Sandra Freire salientou a importância da realização desta palestra por ser o desporto um motor de socialização e de promoção de saúde das pessoas, melhorando a sua qualidade de vida.

Sandra Freire avançou que a instituição tem actuado de forma “persistente” na promoção do desporto, destacando a criação de curso de educação física, que, conforme informou aquela responsável, conta com 90 formandos.

Este encontro é organizado pelo IDJ, no âmbito das comemorações do Dia do Desporto Cabo-verdiano, que se celebra em 13 de Novembro.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias