Cabo Verde acolhe visita de estado do PR de São Tomé e Príncipe

Cumprindo um vasto programa de contatos e deslocações em Santiago, o PR de São Tomé permanecerá três dias em Cabo Verde. Carlos Vila Nova estará acompanhado da Primeira Dama de STP, do ministro dos Negócios Estrangeiros e do Presidente do Governo Regional de Príncipe. “ Será um momento oportuno para o reforço do diálogo e da cooperação bilateral e multilateral entre os dois arquipélagos-irmãos que continuam a trilhar desafios comuns como Pequenos Estados Insulares unidos pela língua, pela cultura atlântica crioula, mas também pelas sofridas lutas e buscas permanentes das suas gentes por uma vida digna e soberana”, justifica em comunicado a Presidência da República da Cabo Verde.

Conforme a mesma fonte, o programa oficial de visita do Presidente santomense começa na manhã de segunda-feira, 28, com um tête-a-tête entre os dois chefes de Estado, depois de recebidas as Honras Militares no Palácio do Presidente da República, seguido de uma conferência de imprensa conjunta. Ainda na manhã de Segunda-feira, o Carlos Vila Nova depositará uma Coroa de Flores no Memorial Amílcar Cabral na Praia e fará uma intervenção na Assembleia Nacional, antes de se deslocar ao Palácio do Governo, onde será recebido pelo Primeiro-inistro, Ulisses Correia e Silva. Já no período da tarde realizará uma série de visitas, nomeadamente à UNICV, à Inpharma e ao NOSI.

Já na terça-feira, o programa da visita do PR de São Tomé e Príncipe inclui uma deslocação a Santa Catarina, onde visitará a Universidade de Santiago. De regresso à Praia, Carlos Vila Nova reunir-se-á com a comunidade santomense residente em Cabo Verde.

Condecoração e cooperação alargada

Conforme o comunicado referido, o Presidente da República de São Tomé e Príncipe será condecorado pelo seu homólogo José Maria Neves com a Ordem Amílcar Cabral. Tudo “em reconhecimento do seu empenho, sentido de liderança e revigorante aposta no fortalecimento das relações entre os dois povos e Estados e do seu contributo para uma cada vez melhor inserção da comunidade cabo-verdiana residente em São Tomé e Príncipe”.

De referir São Tomé e Príncipe acolhe uma importante comunidade cabo-verdiana e seus descendentes, já na quarta geração. Aquele país africano do Golfo da Guiné “ mantêm um relevante e diversificado quadro de cooperação com a cidade da Praia, que abarca e almeja patamares mais elevados em setores como a educação, a saúde, a justiça, as pescas e a agricultura". Isto sem contar com as novas tecnologias/ economia digital/ governação eletrónica, o turismo e a administração pública e municipal.

Categoria:Noticias