Vinte atletas participam em workshop sobre transição da carreira desportiva para laboral

 Vinte atletas de diferentes modalidades participam, a partir de hoje até sexta-feira, 14, na cidade da Praia, no "Workshops Athlete365Career+” para promover percursos profissionais e oportunidades na transição da carreira fora do desporto.

De acordo com a formadora, a antiga atleta portuguesa olímpica Suzana Feitor, que falava aos jornalistas, instantes antes da abertura do evento, pretende-se com esta iniciativa planear a carreira laboral dos atletas pós-percurso desportivo.

Este workshop, informou Suzana Feitor, está inserido no programa do Comité Olímpico Internacional (COI) que pretende ajudar os atletas que ainda estão em actividade ou que já terminaram a carreira para fazerem uma melhor transição na carreira.

Isto quer dizer, precisou, melhor transição da carreira desportiva para o trabalho ou estudo, "a seguir ao percurso como atleta".

Por isso, esclareceu que a formação vai ser um processo de descoberta pessoal dos participantes, "fazendo que cada um possa descobrir o que tem de melhor em si e quais são as suas competências e habilidades que foram desenvolvendo ao longo da carreira desportiva".

Posto isto, avançou, irá se trabalhar na transição tradução dessas competências e habilidades para o mundo laboral, através do trabalho em equipa e por objectivos.

"Num ambiente laboral é igual, numa empresa trabalha-se por objectivos ", precisou. 

No último dia, conforme informou a antiga atleta olímpica, vai se trabalhar na elaboração de currículo, com a competência e habilidades descobertas durante os dias de formação, ajuntado às experiências académicas e profissionais.

"No caso dos atletas podem ser diferentes porque nunca tiveram experiências de um ambiente laboral, então, o que vamos fazer é a tradução dessas experiências adquiridas ao longo da vida desportiva e como elas podem ser úteis num ambiente de trabalho”, concluiu.

Creidiana Pereira, atleta paralímpica de atletismo e lançamento de dardo disse que pretende com esta formação adquirir ferramentas que a possa ajudar na sua integração no mercado de trabalho.

A atleta que se encontra em desemprego coloca, por isso, grandes expectativas com participação neste workshop, que classificou como “muito importante” para qualquer atleta, em activo ou que já terminou a carreira.

Ao longo da sua carreira, a formadora do workshop, Suzana Feitor,   esteve presente em cinco Jogos Olímpicos, sendo a atleta portuguesa com mais participações em Jogos Olímpicos, com 57 internacionalizações por Portugal.

Conquistou a medalha de prata na Universíada de Pequim, em 2001, e a medalha de bronze no Campeonato do Mundo em Helsínquia, em 2005.

Na sexta-feira, o COC realiza uma mesa redonda, onde serão promovidos temas associados aos direitos e responsabilidades dos atletas e o envolvimento com a associação de atletas.

Este evento pretende promover a criação de um plano de acção de 2024-2028, colocando os atletas como o centro do Movimento Olímpico e integrados nas decisões dos comités olímpicos nacionais.

Categoria:Noticias