São Domingos: BCV ensina jovens a proteger o seu dinheiro para "garantir o futuro"

O Banco de Cabo Verde promoveu hoje, na Escola Secundária Fulgêncio Tavares, em São Domingos, uma palestra que visa destacar a relevância da gestão segura das finanças pessoais e conscientização dos jovens sobre os riscos no sector financeiro.
 
Em declarações à imprensa, José Júlio Dias, coordenador do Gabinete de Supervisão do BCV, adiantou que evento tem ainda por objectivo capacitar os mais jovens a administrar suas finanças de forma consciente, assim como ajudar crianças e jovens a compartilharem seus conhecimentos com suas famílias.

“Nesta 12ª edição da Global Money Week (GMW) trouxemos como tema de debate o lema internacional lançado este ano e que visa proteger o dinheiro para que possamos ter um futuro digno. Nesta temática temos colocado tónica no uso dos canais digitais de pagamento e instituições financeiras”, disse.

José Júlio Dias afirmou ainda que para uma melhor prática e consumo, as instituições financeiras têm possibilitado aos jovens, através de contas juniores, acesso a canais digitais de pagamento, pelo que têm procurado transmitir às crianças e jovens a necessidade de uma “atenção redobrada” que devem ter com os canais de pagamento.

O BCV, sublinhou, tem abraçado esta causa desde 2016, e tem levado educação financeira a nível nacional, pautando a que as crianças que cheguem às instituições financeiras tenham algum conhecimento.

Admite, no entanto, que a formação e informação sobre a matéria devem ser continuado, por se tratar de um processo que deve incutir nas crianças o “bichinho” de pensar no dinheiro e na sua poupança.

“Apesar disso, avisámos que nem tudo é para se dizer nos canais digitais”, acrescentou.

César Andrade, aluno do 12º ano, vê esta palestra como forma de aprender algumas coisas sobre economizar e de usar o dinheiro de forma mais correcta.

 “Tudo isso para construção de um futuro diferente, e para sermos um adulto mais responsável. O que precisamos dos jovens de hoje é que tenham mais responsabilidade, já que temos conhecimento”, enfatizou.

Para Cilene, aluna do 10º ano, foi interessante ter tomado parte da palestra que considerou “bastante interessante” por ter aprendido como economizar o dinheiro.

“O evento nos ajuda a ter mais conhecimento sobre como guardar o dinheiro”, concluiu.

No âmbito da 12ª edição da Global Money Week (GMW), o Gabinete de Supervisão Comportamental do Banco de Cabo Verde realiza, de 18 a 24, várias actividades sob o lema “Proteja o seu dinheiro, garanta o seu futuro”.

O objectivo é estimular os jovens a olhar para o futuro e a ter uma visão ampla sobre o ecossistema financeiro, com realce para o manuseamento e cuidados a ter com o dinheiro, e a lidar com as poupanças e reflectir sobre as suas decisões financeiras.

Categoria:Noticias