Jacob Vicente, apelou ao Governo a apostar na saúde mental comunitária

O especialista falava aos jornalistas momento antes de proferir uma “aula magna” sobre o impacto das dependências na saúde mental dos estudantes, na Escola Secundária de Achada Grande Frente, no quadro de um projecto que está a ser desenvolvido pelo Centro de Atendimento Psicológico (CAP), em parceria com a empresa ECCBC Cabo Verde (Cavibel e Ceris).

“Esta parceria com a Cavibel é efectivamente aquilo que se traduz como intervenção da saúde mental comunitária. A OMS fala da desospitalização da saúde mental. Sair do parâmetro dos hospitais e ir ao encontro da comunidade. É mais fácil nós estarmos cá com todos os estudantes, com a comunidade, do que eles irem lá, ao hospital ou à clínica. Então, primeiro ponto é isso, é o governo apostar neste tipo de intervenção”, disse.

Para além da “aula magna”, que serviu para falar aos alunos dos vários tipos de dependências e seus impactos marcantes, o projecto de saúde mental comunitária da CAP  e Cavibel, que tem a duração de três meses,  prevê também a criação de um consultório na zona de Achada Grande Frente para o atendimento às pessoas.

“Vamos ter psicólogos a trabalhar no escritório, a fazer consultas, e vamos ter escritórios de assistentes sociais na comunidade a andar, a fazer visitas domiciliares e algumas consultas também. Através da Associação de Achada Grande Frente nós vamos fazer a marcação das consultas e as pessoas terão acesso ao atendimento psicológico”, explicou Jacob Vicente.

Durante a “aula magna” o psicólogo falou dos vários tipos de dependência, desde a dependência do álcool, da droga, do uso da internet, dos jogos de azar e dependências sexuais e dos impactos mais marcantes.

O desenvolvimento da ansiedade e depressão que surge cada vez mais precoce na vida dos adolescentes, a questão do isolamento e a tendência de os estudantes, os adolescentes estarem cada vez mais acantonados dentro de casa, a falta de prática do exercício físico”, são alguns impactos apontados pelo especialista em saúde mental.

O evento teve como convidado especial o activista social e o cantor Ga da Lomba, que foi um ex-toxicodependente e que aconselhou os estudantes a nunca experimentarem a droga nas suas vidas.

Ga da Lomba transmitiu uma mensagem de autoestima e recomendou aos participantes a seguirem o caminho que conduz ao equilíbrio e à sanidade mental. 
 
"No final do dia quando falamos da saúde mental estaremos a falar do equilíbrio que perdemos e o consumo de droga é um dos maiores responsáveis pela falta de saúde mental", disse, reiterando a necessidade de manter hábitos, comportamentos e atitudes saudáveis.

Recordar que a ECCBC Cabo Verde (Cavibel e Ceris) e o CAP assinaram um acordo de parceria para a promoção da saúde mental nas comunidades da cidade da Praia, uma acção que está alinhada com a iniciativa do Governo de Cabo Verde, que dedica o ano de 2024 à saúde mental.

A Semana com Inforpress 

Categoria:Noticias