O diretor da Cultura da Câmara do Sal, Fábio Tésti, pediu hoje um "olhar mais sério” para com a área e destacou a necessidade de se desmistificar a ed

Fabio Testi lançou esse repto em declarações à Inforpress, a propósito do d Dia Mundial da Arte, assinalado esta segunda-feira

Questionado sobre o interesse dos jovens salenses pela área da arte, o director frisou que há um interesse “grande” demonstrado por parte dos jovens por esta via, que se manifestam nas formações que a edilidade tem promovido, necessitando apenas de incentivo e acompanhamento.

“Sempre foi passado uma ideia de que a arte é puro talento, mas precisamos começar a desmistificar na educação que a arte é também uma ciência (…) começar desde cedo na educação artística e mostrar que esta também é uma área que exige conhecimentos e que precisa ser valorizada e vista com seriedade”, apelou.

Testi referiu que a edilidade tem em curso alguns projectos de arte urbana na cidade de Santa Maria, “com o objeticvo é incluir os jovens com alguma formação adquirida, a fim de puderem colocar em prática os seus conhecimentos”.

O director da Cultura defende, entretanto, a dinâmica de iniciativas, esclarecendo que a “autarquia sempre apoia os jovens, mas que é bom que os fazedores da cultura tenham iniciativas que apoiam a arte e a cultura no geral”.

Aos jovens que desejam enveredar pelas artes no geral, Fábio Testi, que é também artista plástico, afirmou que a ilha do Sal pode ser um “hub”, a nível de cultura, mas apelou para uma organização dessa área como um trabalho sério que tem tudo para crescer muito mais.

“Aos que pretendam seguir este caminho, o apelo que deixo é para nunca cair no conformismo, mas sim fazer diferente e buscar sempre novos conhecimentos através de intercâmbio com outros profissionais”, concluiu.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias