Emprofac divulga alternativas em stock no mercado

A Emprofac informou esta sexta-feira,19, que os medicamentos antidepressivos em ruptura no mercado nacional serão repostos a partir da próxima semana e até ao final do mês de Abril. Entretanto, garante que há no mercado opções alternativas, tanto para Lorazepam (ansiolítico) e Sertralina (antidepressivo).

Os medicamentos em causa, conforme esclareceu a Emprofac, em comunicado à imprensa, estão sujeitos ao regime de importação e exportação de estupefacientes e psicotrópicos que obriga à emissão de um certificado de importação por parte da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) e, posteriormente, a uma autorização de Exportação por parte da Autoridade Reguladora do país exportador.

No caso do Lorazepam 2,5 mg comprimidos, em ruptura desde 13 de março de 2024, a Emprofac diz que foi comunicada à ERIS a indisponibilidade do medicamento e foi apresentado como alternativa em stock o Lorazepam de 1mg e Diazepam de 5mg.

Já para Sertralina 50 mg comprimidos,  em ruptura desde 27 de março de 2024, a alternativa em stock apresentada foi Amitriptilina 25mg.

Envidar esforços 

Entretanto, a empresa, que é a principal distribuidora de medicamento a grosso do país, garante estar a envidar todos os esforços para normalizar o abastecimento do mercado e estima a reposição de stock de Lorazepam 2,5mg no início da próxima semana e Sertralina 50mg na última semana de Abril.

Categoria:Noticias