Munícipes denunciam situação crítica de ETAR / Boa Vista

Com os resultados das análises, feitas num laboratório privado, à água proveniente da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e de uma lagoa próxima à infra-estrutura em mãos, o porta-voz do grupo, Sérgio Corá, explicou que tem estado a observar a situação da ETAR há dois meses.

O mesmo informou que no passado dia 17 de Abril, enviaram uma carta a Delegada de Saúde da Boa Vista, expondo a situação, e que a câmara municipal também foi informada.

A preocupação do grupo reside no fato de os resultados apontarem que o nível de bactérias e de larvas, são “muitíssimo elevados” e que, inclusive, “o laboratório ficou preocupado”, já que se entram em contacto com uma pessoa podem provocar a morte.

Sérgio Corá indicou que, apesar de constatarem que a câmara municipal realizou “uma pequena manutenção”, o facto é que a ETAR foi construída para servir o complexo “Casa para Todos”.

“Mas nos últimos tempos foi autorizada a ligação de um hotel 5 estrelas, de um grande prédio residencial, de uma instalação industrial e também de dois blocos de casas económicas da IFH e de uma cooperação francesa”, afirmou.

Em resposta à situação, o vereador do Ambiente da Câmara Municipal da Boa Vista, Henrique Correia, relembrou que se trata de uma ETAR provisória, que está sujeita a avarias, ao qual sempre dão resposta, e continuam a apelar junto do Governo pela construção de uma rede de esgotos e ETAR definitivo.

Quanto às análises feitas, apelou a que comuniquem à autarquia, da próxima vez, para poderem dar suporte, para que sejam feitas da “forma mais correcta”. 

Referente aos resultados, o vereador indicou que já era de se esperar, visto tratar-se de uma água de ETAR e não de consumo, sem tratamento terciário, como a maioria das ETAR no país, onde o processo de desinfecção inibe o crescimento de bactérias.  

Em relação às “águas empoçadas”, Henrique Correia indicou que se deve a algumas fissuras do tanque de água tratada, que não estava em condições, desde quando tomaram posse da ETAR, já fizeram algumas correcções, mas, ainda assim, tem alguma perda de água, que já tem tratamento secundário por isso é verde, e tem estado a bombear para outro sítio para diminuir o impacto.

Categoria:Noticias