Câmara lança campanha de rastreio de colo de útero com meta de atingir 300 mulheres

A vereadora responsável pela área da Saúde, Carla Lopes, disse que o rastreio decorrerá no Centro de Dia de Lapinha, actual sede do Centro de Saúde, e nesta primeira fase vai atender 100 mulheres já inscritas, mas a meta total é atingir 300 beneficiários.
A campanha, organizada pela autarquia de Santa Catarina do Fogo, em parceria com o Centro de Saúde local e o Laboratório Laboanálise (São Vicente) e com dois parceiros da diáspora, Moisés Rodrigues e Ledo Pontes, ambos residentes nos Estados Unidos.
A iniciativa reforça a importância do diagnóstico precoce e tem como lema "o rastreio salva vidas" e visa incentivar a participação das mulheres do município na matéria da saúde e prevenção de doenças.
A vereadora da área de Saúde e Ambiente destacou que a acção é um passo para fortalecer a saúde da mulher em Santa Catarina e garantir acesso a exames preventivos e reduzir riscos.
Carla Lopes adiantou ainda que a nível de saúde, duas feiras de saúde estão previstas para o mês de Maio, uma no dia 11 de Maio na comunidade de Roçadas, durante as festividades de Nossa Senhora de Fátima, e no dia 25, na localidade de Tinteira, no âmbito do projecto "Câmara na tua zona".
Além das acções na área da saúde, a vereadora Carla Lopes reuniu-se hoje com representantes do Projecto Vitó e outros parceiros para definir o cronograma de uma campanha de limpeza da orla marítima do município de Santa Catarina do Fogo, marcada para 10 de Maio.