...

...

Agricultores sem informações do projecto de ordenamento de bacia hidrográfica

Publicada em: 05/05/2025 10:44 - Noticias

O presidente da Associação dos Agricultores de Jorge Luís, Otelindo Santos, disse à Inforpress que, apesar de ser “uma reivindicação antiga”, os agricultores continuam à espera de novidades sobre o projecto de ordenamento desta bacia hidrográfica.

Este responsável avançou que é desejo dos lavradores que este projecto prometido pelo Governo seja implementado para dar uma outra dinâmica à actividade agrícola nesses vales que, apesar dos constrangimentos, sobretudo, em matéria de água, continuam sendo os mais produtivos do município do Porto Novo.

O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Jorge Luís – Ribeira da Cruz propõe, precisamente, a mobilização de água para agricultura nesses dois vales, apurou a Inforpress.

Os lavradores propõem, no quadro deste projecto, a recuperação das nascentes e de um furo que está há vários anos inoperante.

Em Morro Cavalo, na Ribeira da Cruz, os cerca de 40 lavradores locais exigem a execução de um furo nesse perímetro agrícola, informou o representante, José Lima.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo havia assegurado à Inforpress que este projecto está nos planos deste ministério, que está a mobilizar financiamentos para a execução das obras, que incidirão, numa fase inicial, na mobilização de água e correcção torrencial.

O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Jorge Luís - Ribeira da Cruz deve ser financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). 

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...