...

...

Mindelact 2025 - Uma ilha, tantos palcos

Publicada em: 03/11/2025 08:10 -

Em versão mais enxuta, mas está aí a 31.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo. De 3 a 8 de Novembro, o Mindelact celebrará a “Aurora”, em comemoração aos 50 anos da independência de Cabo Verde.

A tempestade Erin, que deixou inutilizada a habitual casa do maior evento teatral do país e arredores, o Centro Cultural do Mindelo, quase fez cancelar a festa, que volta a “resistir” e a contrariar probabilidades - já o havia feito em 2020, em plena pandemia. Assim o diz Yannick Fortes, presidente da Associação Mindelact.

“Até há cerca de um mês, ponderámos cancelar esta edição. Graças à parceria com a Câmara Municipal de São Vicente, foi-nos disponibilizada a Academia Jotamonte. Mesmo assim, tivemos de cancelar alguns espectáculos. A edição era maior, mas adiámos alguns para o próximo ano, porque não tínhamos condições para os receber”, refere.

“Tentámos adaptar-nos para que o Mindelact acontecesse. Como costumamos dizer, fazer teatro em Cabo Verde é um acto de resistência. Estamos a resistir”, acrescenta.

Palco 1, Jotamonte, o único com entrada paga. Palco 2, Centro Social de Ribeira de Craquinha. Teatro na Praça, Ciclo Internacional de Contadores de Estórias, Teatrolândia. Serão muitos os espaços da ilha ocupados pelas artes cénicas.

“Temos uma programação quase toda gratuita, com artistas nacionais e internacionais, para que as pessoas tenham acesso à arte e possam vir ao teatro sem o impedimento de não conseguir comprar bilhete. Vemos isso como uma forma de alegrar a ilha, depois do que aconteceu, porque acreditamos no poder da arte, que não é apenas entretenimento”, comenta Yannick Fortes.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...