...

...

Corda ganha Centro de Dia e Centro de Valorização Agrícola

Publicada em: 12/12/2025 08:46 -

O Centro de Dia para Idosos de Corda é implementado pela Associação Ponta d’Cinta, no âmbito do Programa de Subvenção Financeira aos Equipamentos de Cuidados e Pré-Escolar/2025, promovido pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.

O projeto, conforme a associação, nasce da urgência de promover um envelhecimento ativo, digno e saudável, tendo em conta a elevada concentração de pessoas com mais de 65 anos nas localidades de Corda, Chã de Mato, Esponjeiro e Lagoa.

Proximidade e inclusão 

Estas comunidades, de acordo com a mesma fonte, são territórios marcados pela dispersão habitacional e pelas dificuldades de mobilidade e como tal exigem respostas sociais de proximidade que combatam a solidão, o isolamento social e a insegurança alimentar.

Assim, o Centro de Dia foi concebido como um espaço seguro, acolhedor e comunitário, destinado a fortalecer os laços sociais, promover atividades lúdicas e culturais, incentivar a participação dos idosos na vida comunitária e garantir o acesso a uma refeição quente diária.

Paralelamente, visa estimular a autonomia, a autoestima e o bem-estar emocional dos participantes, contribuindo para melhorar a sua qualidade de vida.

O projeto também contempla ações de recreação e convivência, atividades regulares de grupo, apoio às famílias e articulação com serviços de saúde e parceiros locais.

Centro de valorização agrícola

Comunidade vocacionada para a prática agrícola, Corda também passa a dispor de um Centro de Valorização Agrícola, desenvolvido no âmbito do Projeto Lidera Rural, financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e promovido pelo CERAI e pela Associação Amigos da Natureza.

A infraestrutura está orientada para a promoção de práticas agrícolas sustentáveis em Corda, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade.

“Corda é uma comunidade montanhosa típica da ilha de Santo Antão, onde o equilíbrio entre natureza e o saber local sustenta a biodiversidade e a diversidade alimentar da ilha. Contudo, enfrenta sérias ameaças devido às mudanças climáticas e ao êxodo rural, sobretudo entre jovens e mulheres”, refere o projeto Lidera Rural.

Tendo em vista este diagnóstico, o Lidera Rural considera que a intervenção é prioritária, visando preservar cultivos tradicionais de sequeiro, como os emblemáticos pomares de macieiras.

A inauguração dos dois centros está marcada para as 16 horas de sábado, 13 de Dezembro, com cerimónia presidida pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...