Player
 

 

Irão e EUA criam "célula de gestão de conflitos" para pôr fim a combates no Líbano

Publicada em: 22/06/2026 09:48 -

“As partes concordaram com a criação de uma célula de gestão de conflitos, reunindo as partes envolvidas e a República do Líbano, e liderada pelos mediadores, para garantir o cumprimento da cessação das operações militares no Líbano”, explicou um comunicado conjunto dos mediadores paquistaneses e cataris.

O mesmo documento diz que os Estados Unidos e o Irão acordaram um roteiro para alcançar um acordo final em 60 dias para pôr fim à guerra.

As delegações “concordaram com um roteiro com o objectivo de alcançar um acordo final em 60 dias, estabelecendo as bases para o início imediato de novas discussões técnicas”, que continuarão esta semana na Suíça.

Os dois países acordaram ainda uma “linha de comunicação” para garantir a segurança da passagem de embarcações comerciais pelo estratégico estreito de Ormuz.

“Foi estabelecida uma linha de comunicação entre as partes (…), a fim de evitar incidentes e problemas de comunicação, com o objectivo de garantir a passagem segura dos navios comerciais pelo estreito de Ormuz”, explicaram os mediadores.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araghchi, relatou “progressos significativos” nas negociações com os Estados Unidos, saudando a libertação de activos iranianos e o levantamento das restrições ao petróleo, bem como avanços na questão libanesa.

“A mediação do Paquistão e do Qatar possibilitou um progresso significativo no sentido do fim da guerra no Líbano”, escreveu Araghchi na rede social X, após a primeira ronda de negociações na Suíça.

As exportações de petróleo e produtos petroquímicos já não estão restringidas, o bloqueio foi levantado, alguns activos congelados foram libertados e foi lançado um importante plano de reconstrução e desenvolvimento para o Irão”, acrescentou o ministro.

O anúncio surgiu depois dos delegados iranianos terem brevemente abandonado as conversas em protesto contra uma mensagem do Presidente norte-americano, Donald Trump, considerada como “insultuosa” pelos representantes de Teerão.

Numa mensagem publicada na sua rede Truth Social, Trump instou Teerão a impedir que os aliados do regime no Líbano, referindo-se ao grupo xiita Hezbollah, “causassem problemas”, caso contrário os Estados Unidos iam retomar os ataques ao Irão.

 

Teerão e Washington iniciaram no domingo as primeiras conversações na Suíça, mediadas pelo Paquistão e pelo Qatar, desde a assinatura, na semana passada, de um memorando de entendimento destinado a um fim duradouro das hostilidades no Médio Oriente.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...