São Vicente acolhe Torneio de Xadrez de Sub 16 no âmbito do programa do Centenário do ex-presidente Gabriel Borges

O Salão Nobre do Grémio Desportivo do Amarante acolhe o Torneio Sub 16 de Xadrez enquadrado no Programa dos 100 anos do ex-presidente Gabriel Borges. Do torneio de Sub-16 participam 14 jovens da Escola Portuguesa de Cabo Verde, da Escola Mestre Baptista , da Escola Industrial e Comercial do Mindelo, da Escola Jorge Barbosa, da Escola Salesiana e do Grémio Desportivo do Amarante.

Este torneio enquadra-se na terceira Edição do Torneio de Xadrez em homenagem ao ex-fundador do Grémio Desportivo Amarante, já falecido, Gabriel Borges e que celebraria 100 anos no passado dia 18 de Março deste ano se fosse vivo.

O mesmo arrancou no dia 8, no Salão Nobre do Amarante, e hoje devem se realizar as finais também da prova de adultos inscritos na Associação de Xadrez de São Vicente, com 8 atletas representando o Amarante e o Mindelense.

Hoje, antes do arranque do torneio de sub-16 decorreu uma palestra sobre o Olimpismo, a ser proferida pela Academia Olímpica em Mindelo, através da professora Eduarda.

O torneio tem vindo a atrair cada vez mais participantes desde a sua primeira edição, incluindo mulheres e jovens, assumindo-se como uma competição importante para o desenvolvimento do xadrez no país.

Quem foi Gabriel Borges?

Gabriel Borges, figura ímpar e muito acarinhada da ilha de São Vicente, foi um homem do desporto e da cultura, um activista.  Esteve inclusive ligado ao teatro, antes da independência, na década de 50, na altura em que o próprio Grémio Desportivo do Amarante levava o teatro ao palco do Éden Park

Nascido a 18 de Março de 1924, tendo falecido em 2017, aos 93 anos de idade, Gabriel Borges foi o 8º Presidente do Grémio Desportivo Amarante, clube que ajudou a fundar com Beto Fernandes, Evandro de Matos, entre outros. Tendo sido, inclusive, juntamente com Evandro de Matos,  os rostos da equipa que conduziu a dita fase de modernização do Amarante que é conhecido hoje em dia.

Recorde-se que o Grémio Desportivo Amarante foi fundado a 2 de Junho de 1936, compreendendo actualmente as modalidades de Futebol, Xadrez e Andebol, além da realização de várias iniciativas de cariz social e cultural também.

Categoria:Noticias