Bombeiros recebem “pistola inovadora” para desativar carros elétricos em caso de acidentes

A doação, realizada pela empresa OCEAN, visa aumentar a segurança tanto das equipes de socorro quanto das vítimas.

O representante da empresa OCEAN, Renato Evarchi, explicou que a iniciativa surgiu de uma necessidade expressa pelo corpo de bombeiros, que lida diariamente com situações de emergência complexas. 

"Com este novo equipamento, que irá intervir em caso de acidente poderá interromper qualquer tipo de situação que possa colocar em perigo a vida de quem vai socorrer as pessoas e mesmo as vítimas que possam estar presas dentro do carro", afirmou Evarchi.

Por sua vez, o vereador da Proteção Civil do Sal, Hedércio Gomes, expressou “profunda gratidão” pela doação.

"Antes de mais, queremos enormemente agradecer ao OCEAN por esta grande iniciativa, grande oferta (...) que nós, o corpo de bombeiros aqui na Ilha do Sal, passamos a constar com este equipamento que serve no dia-a-dia ou, eventualmente, em situações de emergência, de acidentes de viação com veículos elétricos para salvaguardar também e neutralizar o veículo acidentado e trazer maior segurança para a equipa dos bombeiros", expressou.

Hedércio Gomes destacou que este é o primeiro equipamento do género na ilha e no país, tornando-se crucial face ao crescente número de veículos elétricos em circulação. 

"A mobilidade elétrica vai ganhando o seu espaço e nós também vamos preocupar com a segurança de quem está a utilizar os veículos e a segurança de quem vai socorrer nas situações de emergência", vincou.

O vereador disse ainda que este dispositivo que descarrega completamente o carro faz com que não haja corrente elétrica que possa pôr em situação de insegurança a equipa de salvamento e desencarceramento. 

Aproveitou a ocasião e louvou a parceria público-privada, que tornou a aquisição possível, e agradeceu também à empresa e ao coordenador dos bombeiros, Alberto Gomes, que fizeram essa iniciativa tornar-se realidade.

Os intervenientes expressaram a esperança de que o equipamento não precise ser utilizado, mas garantiram que, em caso de necessidade, os bombeiros do Sal estarão mais bem preparados para lidar com acidentes envolvendo veículos elétricos, garantindo maior segurança para todos os envolvidos.

Categoria:Noticias