Frei Aventino Alves Gusmão é ordenado padre e diz estar “espiritualmente preparado”

O frei Aventino Alves Gusmão, natural de Timor-Leste, é ordenado padre,  este domingo, na Paróquia de São Lourenço, numa cerimónia presidida pelo cardeal Dom Arlindo Furtado.

A ordenação presbiteral do frei Aventino Alves Gusmão é um momento de grande alegria e espiritualidade para a comunidade católica de Cabo Verde, especialmente da ilha do Fogo, e reúne confrades, irmãos capuchinhos e o povo de Deus na celebração.

O frei Aventino Alves Gusmão compartilhou com emoção a sua jornada vocacional e afirmou que está “espiritualmente preparado para a ordenação” e que os irmãos e confrades estão concentrados em São Lourenço para a celebração.

A sua caminhada religiosa é marcada por desafios e superações e iniciou sua formação em Timor, passando pelo pré-aspirantado, aspirantado, postulantado, e fez seus votos temporários em 15 de Agosto de 2011.

Depois seguiu para a Indonésia, onde enfrentou dificuldades que o fizeram regressar a Timor e, posteriormente, foi enviado a Portugal, onde continuou os seus estudos no Porto e em Lisboa, a partir de 2017.

O frei timorense se apaixonou por Cabo Verde após conviver com irmãos capuchinhos cabo-verdianos e pediu para mudar para Cabo Verde e, graças a Deus, a custódia aceitou e hoje está aqui com os seus irmãos, feliz e a sentir em “casa”, disse à Inforpress.

O frei está em Cabo Verde há três anos e com passagem pela cidade da Praia (ilha de Santiago), Brava e Fogo onde chegou há seis meses, Agosto de 2024.

“Sinto-me tranquilo para seguir este caminho com paz. Meu lema é: ‘Deixa a tua terra, a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que eu te indicar” disse o frei que sublinhou que onde Deus quiser lhe colocar, estará pronto para o servir, seja aqui em Cabo Verde como em Timor, porque tudo é povo de Deus

O Superior dos Capuchinhos em Cabo Verde, frei Gilson Frede, destacou o valor da ordenação e afirmou que “toda a ordenação é sempre motivo de graças, é mais um padre e não um padre a mais”. 

Segundo o mesmo, o frei Aventino é um “padre especial” por não ser daqui e ter escolhido viver a sua vocação aqui. 

“É um padre especial porque penso e espero que ele traga novo modo de ser padre, próximo das pessoas. Ele traz consigo o espírito oriental, de poucas palavras, simplicidade, silêncio e profundo respeito pelo corpo, pelo outro e pela natureza, que muito enriquecerá a nossa missão em Cabo Verde”, disse o frei Gilson Frede.

A ordenação é presidida pelo cardeal Dom Arlindo Furtado, bispo de Santiago, numa cerimónia que acontece na Paróquia de São Lourenço com a celebração da missa a partir das 10 horas, seguido de um almoço.

Categoria:Noticias