Governo avança para a fase final da privatização parcial da CV Handling

O processo integra-se na estratégia de privatização parcial da operadora, conduzida pelo Governo.

De acordo com um comunicado enviado à Inforpress, esta etapa final prevê a apresentação de propostas vinculativas por parte dos quatro candidatos previamente qualificados, a Swissport International AG, Aviator Airport Alliance AB, Menzies Aviation Limited e Çelebi Aviation Holding.

Segundo a mesma fonte, estes operadores internacionais demonstraram cumprir todos os critérios técnicos e financeiros exigidos, conforme estabelecido no Caderno de Encargos.

A nota explica ainda que a Resolução n.º 35/2025, publicada no Boletim Oficial em 21 de Maio, estabelece as condições para esta fase, incluindo o preço base unitário das acções e os critérios de avaliação das propostas, como o preço proposto, o plano estratégico para modernização, o contributo para o desenvolvimento do hub aéreo e da economia, a experiência técnica no sector e o atendimento ao interesse público.

O documento prevê ainda, a possibilidade de uma fase de negociações com os candidatos antes da decisão final, permitindo a apresentação de propostas finais melhoradas.

Os critérios de avaliação das propostas vinculativas incluem o preço proposto, com um peso de 45 por cento (%) o plano estratégico para modernização tecnológica e operacional, com 25%, o contributo para o desenvolvimento do hub aéreo nacional e da economia, com 10%, a experiência técnica e de gestão no sector de handling, com 15%, e o atendimento ao interesse público, com um peso de 5%.

Com esta nova etapa, o Governo reafirma o compromisso com a boa governação, a transparência e a atracção de parceiros internacionais com experiência, capacidade técnica e visão estratégica para o sector.

A conclusão do processo deverá consolidar a Cabo Verde Handling como um dos pilares do ‘hub’ aéreo nacional e fortalecer a execução da Agenda de Privatizações 2022–2026.

Categoria:Noticias