Polícia Judiciária assinala 32.º aniversário da sua criação com conferência sobre sector marítimo

A deslocação à ilha de São Vicente insere-se no objectivo de descentralizar as actividades comemorativas para as ilhas onde a PJ se encontra sediada, de acordo com informações avançadas à Inforpress pela assessoria de imprensa.
O evento acontece no Auditório Onésimo Silveira, da Universidade do Mindelo, e contará com a presença do director Nacional da PJ, Manuel da Lomba.
Para além da parte de discursos, inclui-se ainda debate sobre um painel nacional, que aborda um tema central para a segurança do país e o combate ao crime, intitulado “Segurança marítima – Perspectivas operacional e penal”.
A intenção, conforme a assessoria de imprensa da PJ, é discorrer sobre assuntos relacionados com a realidade de São Vicente, com a economia voltada mais para o sector marítimo.
Incide ainda, segundo a mesma fonte, sobre as operações e controlo de actividades ilícitas no alto mar e a questão do país servir de corredor para o tráfico de drogas com destino às Américas e Europa.
A conferência tem como oradores a juíza de Direito do Primeiro Juízo Crime do Tribunal de São Vicente Adalgiza Santos, e o capitão tenente da Guarda Costeira, Alcindo Gomes, e vai ser moderada pelo inspector-chefe da Polícia Judiciária, Paulo Teixeira.
Para além de Mindelo, a celebração do aniversário decorre ainda na ilha Sal, na quinta-feira, 08, e na cidade da Praia, que acolhe o programa central, no dia 12 de Maio.
A Polícia científica foi criada a 31 de Dezembro de 1978 e formalmente instalada no dia 12 de Maio de 1993.
Desde a sua fundação, a polícia científica tem-se afirmado na sociedade cabo-verdiana no combate ao tráfico de estupefacientes, investigação a crimes de burla complexos e redes de falsificação.
Por outro lado, pretende esclarecer inúmeros casos de furtos e assaltos à mão armada, homicídios, crimes sexuais e criminalidade organizada, contribuindo decisivamente para a justiça e segurança no país.