Seis jovens cabo-verdianos seleccionados no YALI 2025 recebidos pelo PR

Seis jovens cabo-verdianos seleccionados para o programa norte-americano “Mandela Washington Fellowship para Jovens Líderes Africanos” (YALI 2025) foram recebidos esta quinta-feira pelo Presidente da República, José Maria Neves.
Esses seis finalistas, que foram acompanhados na visita pela embaixadora dos Estados Unidos, Jennifer Adams, vão participar neste programa com projectos nas áreas de biomedicina, empreendedorismo social e turístico, educação comunitária, jornalismo e tecnologias de informação e comunicação.
Ivan Moreira, Evelise Carvalho, Pamela Borges, Elzo Rodrigues, Kelly Gomes e Yury Pereira, são os seis jovens seleccionados para o YALY, que vai decorrer de 18 a 28 de Junho.
Elzo Rodrigues, um empreendedor social que está “reinventando o turismo sustentável”, disse que esta participação faz com que ele enriqueça “mais bagagens” nesta área juntamente com outros líderes africanos.
“Estou bastante ansioso, espero trazer mais bagagem para impactar a nossa comunidade”, exprimiu, avançando que vai levar de Cabo Verde este projecto na área do turismo e espera ter mais alcance com esta iniciativa em Cabo Verde com esta oportunidade.
Por sua vez, Evelise Carvalho, jornalista e activista comunitária, que quer dar a voz às realidades locais com iniciativas sociais no bairro de Safende, realçou que esta iniciativa vai ajudá-la a ter mais conhecimento e visão para entender melhor como pode levar este projecto “engajamento cívico” às comunidades.
Pamela Borges, uma outra contemplada, disse que esta oportunidade é “muito boa” para perceber melhor o que já existe neste país desenvolvido sobre a investigação que está a fazer na área de saúde.
Disse que actua na área de investigação e saúde, e que esta participação é uma porta para aperfeiçoar melhor, o que pode ser feito para melhorar e desenvolver nesta área para o desenvolvimento de Cabo Verde.
O Programa Mandela Washington Fellowship é uma iniciativa do governo norte-americano que visa apoiar jovens líderes africanos, promovendo o crescimento e a prosperidade no continente.
Oferece oportunidades a jovens do continente de participarem em intercâmbios nos Estados Unidos, com cursos académicos, formação em liderança e oportunidades de ‘networking’.