Famílias cabo-verdianas preveem agravamento da situação económica nos próximos 12 meses

A maioria das famílias cabo-verdianas antecipa uma deterioração da situação económica nacional e da sua própria condição financeira nos próximos 12 meses, de acordo com dados do inquérito de conjuntura no consumidor, referente ao primeiro trimestre de 2025.

De acordo com os resultados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o Indicador de Confiança no Consumidor manteve a tendência negativa registada no último trimestre de 2024, situando-se abaixo da média da série, reflectindo um “abrandamento da confiança” das famílias em relação à economia do país.

As perspetivas para o futuro “são pessimistas”, já que os inquiridos acreditam que tanto a situação económica do país como a situação financeira das famílias irão evoluir negativamente ao longo do próximo ano. 

Esta perceção surge num contexto em que os consumidores apontam, ainda, o aumento dos preços e do desemprego nos últimos 12 meses.

No que se refere à poupança, 64,6 por cento (%) dos entrevistados afirmaram que a actual conjuntura económica não permite poupar. 

Apesar de expressivo, este número representa uma melhoria em relação aos 88,1 % registados no mesmo período de 2024. 

Por outro lado, 10,5 % dos inquiridos acreditam ser possível poupar, um ligeiro aumento face aos 9,3 % do trimestre homólogo.

Relativamente à intenção de consumo, cerca de 84 % dos inquiridos descartam a compra de um automóvel nos próximos dois anos, uma diminuição de 10,3 pontos percentuais face a 2024. 

Em contraste, 18,2 % disseram que “provavelmente sim” pretendem comprar ou construir uma casa, quase o triplo dos 6,3 % registados no primeiro trimestre do ano passado.

O inquérito de conjuntura no consumidor, de natureza qualitativa, é realizado nas ilhas de Santiago - concelhos da Praia e de Santa Catarina - São Vicente e Sal. 

Os dados são recolhidos trimestralmente e permitem avaliar a perceção das famílias sobre a economia nacional e o seu comportamento de consumo e poupança no curto prazo.

Categoria:Noticias