Artistas dos arquipélagos atlânticos da Macaronésia celebram diversidade musical com lançamento de álbum

Artistas de Cabo Verde, Canárias, Madeira e Açores lançam na próxima sexta-feira, 09, o álbum “Entre Ilhas”, que celebra a diversidade musical dos arquipélagos atlânticos da Macaronésia.
Segundo um comunicado de imprensa, “Entre Ilhas”, mais do que um álbum, é um manifesto em defesa da preservação ambiental, da igualdade de oportunidades e da valorização das conexões culturais entre as ilhas.
Idealizado pelo músico e produtor cabo-verdiano Adê da Costa, o projecto ganhou fôlego, segundo a mesma fonte, com a entrada do músico canário Pablo Quintana.
“Cheguei às Canárias aos 18 anos e vivi ali por mais 12. Desde o primeiro momento, percebi semelhanças marcantes no comportamento e no modo de viver dos canários com os nossos, cabo-verdianos. Isso sempre me instigou profundamente e, por essa razão, alimentei ao longo dos anos o desejo de fundir essas culturas e reforçar os laços", relatou Adê.
O álbum conta com a participação de artistas consagrados da cena musical atlântica, como Adê da Costa, Fattú Djakité, Hilar, Iván Torres, Josslyn, Julia Rodríguez, Jurandir da Silva, Pablo Queu, Roberto Moniz, Ste, Sylvie Hernández, Yeray Rodríguez e Yone Rodríguez.
Dois singles do álbum já estão disponíveis nas plataformas digitais, sendo um deles, “El lugar del que yo vengo”, que foi escolhido como o hino oficial do Festival Soltura 2025, celebrado em Gran Canaria.
Após o lançamento digital, “Entre Ilhas” terá apresentações presenciais em três ilhas atlânticas, nomeadamente a 10 de Maio em Gran Canaria, 24 de Maio em Tenerife e 1 de Junho na Ilha da Madeira.
O projecto conta com o apoio do Cabildo de Gran Canaria e do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde e reforça o papel da música como agente de transformação e consciência colectiva.