Ministério da Saúde anuncia contratação de psicólogo e nutricionista e admite reforço com outros profissionais

Segundo apurou a Inforpress junto do Ministério da Saúde, a contratação de uma psicóloga para a ilha já está em curso e será, “em breve”, lançado um concurso público para o recrutamento de um nutricionista.
A tutela admite ainda a possibilidade de integrar outros profissionais, como médicos, enfermeiros e técnicos, no quadro do processo de contratação de novos profissionais de saúde.
A população tem manifestado preocupação com a escassez de recursos humanos na área da Saúde, reivindicando o aumento de especialistas, melhores condições nos serviços prestados e melhorias no sistema de transferência de doentes para a cidade da Praia.
Actualmente, a ilha conta apenas com dois médicos clínicos gerais, nove enfermeiros e cinco agentes sanitários, não dispondo de profissionais nas áreas de Psicologia, Nutrição ou outras especialidades.
De acordo com o Ministério da Saúde, a prestação de cuidados especializados na ilha tem sido assegurada através do envio de missões médicas periódicas.
A mesma fonte garantiu ainda que, “em breve”, a população contará com um dos 24 carros de telemedicina que serão distribuídos por todas as ilhas, permitindo a realização de teleconsultas em diversas especialidades.
Apesar das críticas, o Ministério da Saúde sublinhou que a ilha do Maio tem beneficiado de “um conjunto de acções” no sector, nomeadamente com a instalação de equipamentos no âmbito do projeto belga “Melhoria do Diagnóstico Médico”.
Em relação a infraestruturas, a ilha dispõe de um centro de saúde com capacidade para 40 camas, dois postos sanitários e três unidades sanitárias de base.
O laboratório da delegacia realiza atualmente 46 tipos de exames de diagnóstico, embora utentes relatem a falta recorrente de alguns reagentes.
Sobre esta questão, a tutela justifica as dificuldades com a condição arquipelágica do país, mas garante que têm sido feitos esforços para assegurar a disponibilidade contínua desses insumos em todas as ilhas.
O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, visita a ilha do Maio no próximo dia 31, data em que deverá inteirar-se do funcionamento das estruturas locais de saúde e participar nas actividades centrais do Dia Mundial Sem Tabaco.